Oficina aborda recuperação de pastagem em Pouso Redondo

Publicado em: 20/12/2019

Dezesseis produtores rurais participaram da oficina de recuperação de pastagem e do solo que ocorreu na propriedade Conceito, localizada no município de Pouso Redondo situado na região do Alto Vale do Itajaí. A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), mediante o programa de Assistência Técnica e Gerencial de Gado de Corte (ATeG), com o intuito de potencializar o desenvolvimento dos animais por meio da alimentação.

As avaliações da propriedade, administrada pelo produtor rural Luiz Sandro de Liz, estão sendo implementadas desde agosto de 2019 com a finalidade de identificar e solucionar os problemas que retardam o processo produtivo e o desenvolvimento dos animais. Neste sentido, a oficina, ministrada pela supervisora do Serviço de Inteligência em Agronegócio Marília Terra Lopes e pelo técnico de campo do ATeG Henrique Ramos, abordou a importância da recuperação da pastagem mediante a dieta dos animais.

“Os produtores acreditam muitas vezes que um índice de repetição de cria de 50% seria aceitável, mas a alimentação baseada em qualidade e quantidade influencia negativamente neste quesito. Por conta disso, foi necessário analisar as características da propriedade. Estamos projetando as atividades do ano, compreendendo a fisiologia das plantas existentes, avaliando a necessidade de implantação de outras e aplicando as adubações corretas para obtermos bons resultados. Portanto, deve-se investir na pecuária da mesma forma que se investe em lavouras”, explicou Lopes.

O ATeG tem como objetivo implantar um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva para a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional