Novos fungicidas para soja foram apresentados na Cooperitaipu

Publicado em: 15/04/2021

As doenças que afetam a produtividade da soja têm aumentado significativamente a sua importância nos últimos anos. Cercosporiose, mancha-alvo, antracnose e ferrugem asiática, por exemplo, podem causar perdas de até 90% da lavoura, gerando bilhões de prejuízos anuais.

Em resposta a esse cenário, tendo como prioridade a evolução da agricultura sustentável e maiores patamares de produtividade, empresas de defensivos agrícolas desenvolvem produtos que agregam fungicidas inéditos em seus portfólios.

Os técnicos da Cooperitaipu tiveram acesso às informações sobre os novos produtos para poder beneficiar os produtores de soja associados. Fungicidas unem potência e consistência para o controle do complexo de doenças da soja.

As novas tecnologias são direcionadas ao alcance de uma produção mais eficiente e equilibrada. Segundo o Presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo, “o cenário exige uma transformação, por isso é preciso ter na cartela da cooperativa produtos que possam atender essas novas demandas, inovando no controle das doenças com diferentes modos de ação, maximizando o controle em qualquer cenário agronômico”.

Já o Gerente Técnico da Cooperitaipu, Sadi Link, comenta que os diferentes cenários agronômicos, o grande número de variedades plantadas e a maior pressão das doenças, têm trazido desafios para as tecnologias atuais.

“O lado bom disso é que as empresas de agroquímicos estão se adaptando em ritmo super acelerado, investindo constantemente em pesquisa, testagem e aplicação viável de novas formulações”, completa.

Fonte: Cooperitaipu (adaptação)