Municípios de Santa Catarina recebem mais 138 máquinas agrícolas

Publicado em: 18/12/2019

Uma solenidade nesta segunda-feira marcou a entrega de 138 máquinas agrícolas a 65 municípios de Santa Catarina. O ato ocorreu na sede da Epagri, em Florianópolis, e foi possível graças a um investimento de R$ 9,28 milhões proveniente de emendas das bancadas federal e estadual, com contrapartida do Governo do Estado. Trata-se da última remessa, após entregas em Chapecó, Concórdia e Campos Novos, totalizando 498 máquinas a um custo de R$ 26,6 milhões.

Presente na ocasião, o governador Carlos Moisés agradeceu o empenho de deputados e senadores em conseguir os recursos e salientou que as máquinas farão diferença na vida dos agricultores, especialmente das cidades menores, proporcionando mais qualidade e conforto para o homem do campo.

“Esses são equipamentos que vão ser usados coletivamente. Somos um governo de gestão, municipalista, e acreditamos que essa é uma forma de potencializar os municípios. Tendo esses equipamentos para socializar, o município fica mais forte, impactando diretamente na vida e na capacidade de produção dessas pessoas. Os resultados virão para o Estado e para a sociedade”, destacou Carlos Moisés.

Na visão do secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, os equipamentos podem ajudar não apenas no desenvolvimento do campo, mas também no combate ao êxodo rural. Segundo ele, a chegada de mais tecnologia às propriedades, exigindo menos esforço físico, é uma maneira eficaz de manter a população no interior.

“Essas máquinas vão para as prefeituras, que têm muita atividade junto ao produtor. Seja para arrumar uma estrada ou mesmo a entrada de uma propriedade, elas auxiliam muito. Para um pequeno produtor, comprar um equipamento desses é inviável financeiramente. Dotada dos equipamentos, as prefeituras conseguem atender essa população”, explica Gouvêa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva de Comunicação – SECom