Mapa projeta atender demanda europeia por pescados

Publicado em: 30/07/2019

O Workshop Internacional de Capacitação das Indústrias de Aquicultura e Pesca para o Mercado Europeu, promovido pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visou atualizar conhecimentos e práticas do parque industrial brasileiro. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sinpi), em Itajaí (SC). O evento é uma ação conjunta entre o ministério, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Sinpi.

Os temas foram ministrados por especialistas internacionais da FAO que abordaram aspectos sobre sanidade e inocuidade dos produtos pesqueiros destinados ao mercado europeu.

Entre os assuntos que foram tratados estão a implementação de programas de pré-requisitos, incluindo rastreabilidade do sistema de análise de perigo e pontos críticos de controle e de projetos adequados das áreas de produção, de infraestrutura de estabelecimento de processamento e de barcos congeladores.

A ação teve como objetivo levar conhecimento aos produtores para que atendam a critérios e normas dos importadores europeus. A necessidade de realizar o Workshop partiu do impedimento europeu de importação do pescado brasileiro. Medida, vigente desde janeiro, foi tomada em função de requisitos de ordem sanitária exigidos dos estabelecimentos industriais na produção e industrialização.

Fonte: Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa, com adaptação da Fecoagro