Mais um ano de sucesso no Michuim da Coocam

Publicado em: 03/12/2019

Mais de 1.200 homens participaram no último sábado da 26ª edição do Michuim da Coocam, um encontro de associados, lideranças, fornecedores e parceiros da Cooperativa Agropecuária Camponovense, que acontece em todos os anos no último sábado de novembro. Lideranças cooperativistas, agropecuárias, politicas e empresariais participaram do evento.

Na ocasião dos pronunciamentos das autoridades, o tema principal foi a tributação dos defensivos agrícolas. Todos os oradores enalteceram a ação dos deputados estaduais que, na semana que passou, barraram a pretensão do Governo do Estado de tributar os defensivos agrícolas a partir de janeiro de 2020. Pela alteração da Medida Provisória 226, publicada pelo governador Carlos Moisés, foi transferida para a competência do Confaz decidir se deve ou não serem tributados os insumos e, nesse caso, foi alterado para 30 de abril próximo e deverá atingir todos os Estados e não apenas SC.

Foi reivindicado ao superintendente da OCB, Renato Nobile, presente na ocasião, para que a entidade nacional fique vigilante para evitar também no Confaz essa tributação.

Se pronunciaram na solenidade de abertura do Michuim, os deputados Romildo Titon e Altair Silva; o prefeito de Campos Novos Silvio Alexandre Zancanaro; o presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo, que agradeceu o trabalho dos deputados sobre o assunto da tributação dos defensivos agrícolas; o presidente da Coocam João Carlos Di Domenico, que também ressaltou a decisão dos parlamentares, especialmente os presidentes e relatores das comissões técnicas, da Assembleia Legislativa que lideraram o processo.

Foi reconhecido o trabalho do deputado José Milton Scheffer, presidente da Comissão de Agricultura; do Romildo Titon presidente da Comissão de Constituição e Justiça e o do deputado Marcos Vieira, presidente da Comissão de Finanças e tributação, pois seus trabalhos contribuíram para evitar a tributação que atingiria diretamente o produtor rural.

Renato Nobile, superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), veio de Brasília para prestigiar o evento e destacou a importância do trabalho da Coocam e o exemplar comportamento do cooperativismo catarinense, que serve de modelo para muitas regiões do país.

Ainda prestigiaram o evento, o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin; o presidente da Fecoagro, Claudio Post; o ex-secretário da Agricultura, Airton Spies; o ex-deputado Hugo Biehl; o ex-secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, e presidentes de cooperativas da região.

O secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa, que esteve na véspera do Michuim em Campos Novos, não pode participar no sábado tendo em vista um problema de saúde inesperado que teve que retornar a capital.

Fonte: Fecoagro