Lançado livro sobre a trajetória de um líder rural

Publicado em: 24/03/2021

“Liderança, não se compra, não se transfere, não se impõe não se negocia. Não existe faculdade de graduação em liderança. A liderança de uma pessoa é nata e cultivada por alguém que tem a humildade de transmitir seus conhecimentos sem pedir nada em troca e sem imposição autoritária. Chefe a gente obedece, líder a gente segue”. Esse texto foi escrito por Ivan Ramos no prefácio do livro “O braço direito do Braço do Norte”, que conta a biografia do líder rural Edésio Oenning.

O livro com 256 páginas foi lançado na última semana, escrito por Celivio Holz, conta a trajetória de um produtor rural, que surgiu no Sul Catarinense e se notabilizou nos meios agropecuários em todo o estado de SC. Edésio nasceu em 1948 na comunidade de São José, município de Tubarão. Seus pais mudaram para Braço do Norte na mesma região em 1955. E lá começou a trajetória de alguém que se especializou em agronegócio tendo sido pioneiro em diversas atividades na área agropecuária desbravando novas tecnologias especialmente na área pecuária.

Seu livro conta sua história, e tem o depoimento de inúmeras lideranças que conviveram com Edésio Oenning. Odacir Zonta, Moacir Sopelsa, Dionísio Bressan Lemos, Hugo Biehl, Esperidião Amin, José Zeferino Pedrozo, Glauco Olinger, entre outros, relatam suas opiniões sobre o biografado no livro.

“Eu tenho muito orgulho de poder trazer um modesto testemunho sobre a pessoa do cidadão, do companheiro, do leal companheiro político e do técnico, ainda que a sua formação seja difusa, mas ele foi um grande animador em matéria de desenvolvimento da agricultura, especialmente da suinocultura e bovinocultura, no nosso governo”, escreve Esperidião Amin no livro.

Já o engenheiro agrônomo e reconhecido líder e conhecedor da agropecuária catarinense, Glauco Olinger, em um trecho do seu depoimento no livro diz: “Quando éramos secretário da Agricultura, Edésio presidente do Clube 4-S Céu Azul, foi assinado um acordo entre Edésio e a secretaria transferindo para ele, presidente do Clube, a administração do Posto de Suinocultura da secretaria da Agricultura. Edésio é um exemplo de trabalhador determinado, eficaz, leal nos seus compromissos e merecedor do aplauso dos que pelejam em favor do desenvolvimento rural catarinense”.

Produtor rural, líder político, sindicalista de resultado, administrador público entre outras atribuições foram desempenhadas por Edésio Oenning que constam do livro. Fo secretário de Agricultura e vice-prefeito de Braço do Norte, e ocupou a função de diretor de Desenvolvimento Rural da secretaria Estadual da Agricultura, na gestão de Odacir Zonta. Trata-se de uma história de sucesso que merece ser conhecida e propagada.

O livro foi editado com apoio das entidades do agronegócio que reconhecem o trabalho de Edésio Oenning em prol do desenvolvimento agropecuário de SC. Patrocinaram o livro a Ocesc, a Fecoagro, a Aurora Alimentos e a Faesc. Para obtenção de um exemplar do livro o contato é direto com Edésio pelo telefone: 48-99987-0140, ou  com autor do livro, Celívio Holz, whatsapp 48-99962-1977.

Fonte: Fecoagro / foto: Edésio Oenning