Instrutores do Senar/SC participam de curso do Programa Agricultura Irrigada

Publicado em: 22/02/2019

Dois prestadores de serviço em instrutoria do Senar/SC participaram de treinamento em Gestão da Irrigação por Gotejamento realizado através do Senar Administração Central em Goiânia (GO) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Participaram instrutores de todo o País e os representantes de Santa Catarina foram os engenheiros agrônomos Sérgio Israel Junior e Matheus Luiz Cerioli Testa.

A iniciativa faz parte do Programa Agricultura Irrigada. De acordo com o assessor técnico do Senar, Rafael Diego Nascimento, o encontro contou com aulas teóricas na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e aulas práticas no campo.

“Nós capacitamos 15 instrutores, fechando um ciclo com 40 profissionais de 24 Estados. Agora eles estão aptos para auxiliar produtores e trabalhadores rurais no manejo correto dos sistemas de irrigação”. Segundo ele, o manejo garante o uso eficiente da água dentro de uma propriedade rural, pois evita o desperdício, além de possibilitar o aumento da produção de alimentos e diminuir gastos com a energia elétrica utilizada.

O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, destaca a importância do encontro com profissionais de outros Estados. “É uma excelente troca de experiências em busca de um nivelamento para melhor atender nossos produtores rurais”.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a irrigação é uma técnica fundamental para o fornecimento controlado de água nas plantações em quantidades e por tempo suficientes e certos, assegurando, assim, a produtividade a sobrevivência das plantações. “Os profissionais que participaram do curso voltam para Santa Catarina com ainda mais bagagem de conhecimento para repassar aos nossos produtores rurais, a fim de garantir uma produção mais eficiente”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salienta que a entidade oportuniza mensalmente treinamentos e programas que visam oportunizar aos produtores rurais um crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. “Com os conhecimentos atualizados esses instrutores levarão ao meio rural orientações adequadas a fim de contribuir com a produtividade com elevado nível técnico e de qualidade”.

Fonte: MB Comunicação