Iniciado treinamento para técnicos da Academia do Leite Itaipu

Publicado em: 05/06/2019

A Cooperativa Regional Itaipu promoveu a primeira aula do treinamento chamado de Academia do Leite Itaipu. Trata-se de um aperfeiçoamento técnico na área do leite ministrado pela Cargill Alimentos e Nutron Nutrição Animal.

Técnicos da área leiteira da Cooperitaipu acompanharam o Módulo 01: Fundamentos Básicos da Nutrição, com o assessor Técnico Comercial da Cargill/Nutron, Lincoln Medeiros. Ele explicou que a produção de leite é consequência de uma nutrição bem elaborada.

Já existem vacas no Brasil produzindo 100 litros por dia, em média; mas isso só é atingido se houver um acompanhamento técnico bem qualificado. Neste quesito destaco a Cooperitaipu, pois está continuamente aperfeiçoando seus técnicos e colhendo os resultados positivos desse trabalho”, disse Lincoln.

Segundo o gerente técnico Fernando Rohr, a alimentação representa o maior custo da produção leiteira, o que significa que é fundamental dar atenção ao tema. Desenvolver dietas precisas contribui para a redução de custos e para o aumento da lucratividade. “As vacas passam por fases em relação à produção de leite. Cada fase possui diferentes necessidades alimentares que, se não atendidas, podem impactar negativamente na produtividade”, explicou.

O treinamento Academia do Leite Itaipu será realizado durante o segundo semestre deste ano com oito módulos: Fundamentos Básicos da Nutrição, Manejo e Alimentação de Gado Jovem, Manejo de Vacas Secas e Lactação, Manejo e Alimentação, Produção de Alimentos Conservados, Cow Signals (sinais que o animal apresenta), Aditivos para Bovinos e Práticas de Ordenha.

O presidente Arno Pandolfo comenta que, por exemplo, na edição deste ano do Itaipu Rural Show, que é a feira da Cooperitaipu para pequenos e médios produtores referência no Estado, o setor do leite é sempre destaque. “Tivemos a feira ranqueada com 210 animais das raças Jersey e Holandesa e apresentamos uma grande evolução genética também”, enalteceu Arno. “Teve até uma empresa que mostrou ao público um robô que faz com que o pasto esteja sempre próximo dos comedouros 24 horas por dia, dando 100% de certeza ao produtor que os animais terão alimento disponível sempre”, finalizou Pandolfo.

Fonte: Cooperitaipu