Grupo de cooperativistas SC em viagem conhecem o cooperativismo no Panamá

Publicado em: 14/11/2019

No Panamá o grupo de dirigentes de cooperativas de SC, liderados pelo presidente da Fecoagro Claudio Post, seguiu o roteiro de visitas naquele país, onde foi conhecer um cooperativismo através da Federação nacional, chamada Cooperativa Salineiras.

Lá conheceram um modelo diferente de cooperativas, que atuam na produção de sal. Um grupo de aproximadamente 150 produtores associados de quatro cooperativas que formaram uma Federação nacional chamada Cooperativa Salineiras. Os problemas para comercialização do sal produzido a partir da extração do mar foi resolvido graças ao sistema cooperativista.

Produção de sal uma atividade estranha para nós do Sul do Brasil e muito importante para os pequenos produtores dessa região Sul do Panamá. A Federação incentiva a produção com fornecimento de crédito, equipamentos para os associados e esses assumem a responsabilidade de produzir para a comercialização através da Federação.

Trata-se de uma pequena Federação que fatura cerca de oito milhões de reais por ano, mas que representa muito para os associados. Das 30.000 toneladas de sal consumidas no Panamá cerca de 20 mil toneladas são produzidas pelas cooperativas. A Federação é a única produtora no país o restante do consumo é produzido através de importação. A cooperativa produz dois terços para o gado e um terço para o sal refinado para consumo humano. Sal aqui é medida importante e equivalente a um saco de 45 kg.

As quatro cooperativas integrantes da Federação atuam em quatro províncias da Região Sul do Panamá no litoral do Pacífico. A cidade sede é na localidade de La Onda na província de Los Santos a 260 km da capital cidade do Panamá.

O secretário da Agricultura Ricardo Gouvêa fez uma apresentação dos números do Estado de Santa Catarina e o presidente da Fecoagro Claudio Post apresentou ações da Federação e das cooperativas filiadas.

O grupo foi recebido pelo presidente da Federação senhor Gabriel Vargues e pelo gerente geral senhor Modesto Delgado que estavam acompanhados por dois membros do Conselho de Administração da cooperativa.

Esse foi o último compromisso dos catarinenses aqui no Panamá e daqui seguem para Costa Rica onde também cumprirão a programação de dois dias e depois retornarão à Santa Catarina.

Fonte: Ivan Ramos – direto do Panamá