Grupo de cooperativistas da Fecoagro já está no Panamá

Publicado em: 11/11/2019

Já se encontra no Panamá um grupo de dirigentes de cooperativas integrantes da Fecoagro. Eles foram conhecer a agropecuária e o cooperativismo daquele país, e, principalmente, o famoso Canal do Panamá, obra que todas as empresas que lidam com mercado internacional deveriam visitar, assim como a Costa Rica,  da América Central. Acompanham o grupo, além do presidente da Fecoagro, Claudio Post, que chefia a delegação, também o secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa; o presidente da Frencoop da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa; o superintendente da Ocesc, Neivo Panho, e presidentes e dirigentes das cooperativas filiadas.

De hoje até o final da viagem, teremos informações diretas do Panamá e da Costa Rica.

Cidade do Panamá, é capital do país que tem o mesmo nome. Uma cidade invejável em belezas e modernidade. Considerada a Dubai das Américas. Na capital, a cidade do Panamá, existem  edifícios arranha-céus modernos, avenidas largas  e muitos cassinos.  O Canal do Panamá, uma reconhecida proeza de engenharia, corta o centro do país, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico e criando uma importante rota de navegação comercial e turística.

O país faz fronteira ao Norte com o Mar do Caribe, a Leste com a Colômbia, ao Sul com o Oceano Pacífico e a Oeste com a Costa Rica. O país tem uma superfície de 77.082 km², portanto, extensão inferior ao Estado de SC, que tem 98 mil km quadrados. A população do país também é inferior do que o número de habitantes de SC. São apenas 4 milhões de pessoas.

A curiosidade que poucos conhecem: O Oceano Atlântico é 24 centímetros mais baixo que o Oceano Pacífico e o canal do Panamá que liga os dois oceanos é 26 metros mais alto que os dois oceanos. Para vencer esse desnível, os navios precisam passar por três eclusas.

A economia do Panamá é formada num bem desenvolvido setor de serviços, que responde por 3/4 do Produto Interno Bruto país. Os serviços estão associados à operação do Canal do Panamá. Esse Canal teve sua construção iniciada em 1902, pelos franceses e depois concluídos em 1914 anos pelos americanos, que controlaram o comando até 1969, quando foi transferido para o controle dos panamenhos. Ainda na economia o Panamá também tem um expressivo setor bancário e a zona de livre comércio de Colón, além do aluguel da bandeira panamenha para registro de navios.

Na agricultura os principais cultivos são a banana, a cana-de-açúcar, o arroz, o milho e o café. A pesca é uma das atividades mais importantes do país. O principal produto mineral é o sal. Os produtos industriais abastecem somente o mercado local. Cerca de apenas 9% do solo do Panamá está cultivado. A maior parte da sua produção agrícola obtém-se em explorações de caráter comercial e está destinada à exportação.

Fonte: Ivan Ramos direto do Panamá