Fim de ano com avanços no cooperativismo

Publicado em: 02/12/2019

Por Ivan Ramos diretor executivo da Fecoagro

O ano de 2019 tem tudo para terminar com avanços e alegria ao cooperativismo e ao setor agropecuário catarinense. Os resultados das atividades econômicas têm se apresentado como positivos, com raríssimas exceções no agronegócio, e quase nada de negativo no cooperativismo. Pelo menos essa é a sensação que se sente nas conversas que se tem nos contatos com dirigentes e líderes do setor.

Especificamente no cooperativismo temos a destacar as sucessivas homenagens que vêm acontecendo, fatos que devem lisonjear o sistema, afinal, a união de todos busca exatamente resultados coletivos e que através do econômico se atinja o social das famílias cooperativadas. Há que se ressaltar também os investimentos importantes em diversas cooperativas, cujas obras e serviços foram entregues nesse ano, ressaltando como as mais expressivas: a ampliação do frigorífico Aurora de Chapecó que duplicou sua capacidade de abate se tornando o maior do país; e a mais recente, a inauguração de um mega supermercado da Cooperitaipu em Pinhalzinho.

A par disso tivemos outras homenagens como reconhecimento da esfera política, administrativa, empresarial e comunitária a diversas cooperativas. A Cooperitaipu foi distinguida pela Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Mauro do Nadal, recebendo a Comenda do Legislativo Catarinense. A Fecoagro e outras cooperativas de diversos ramos foram destacadas também pela Assembleia Legislativa, como empresas com Responsabilidade Social. Outras cooperativas apareceram em diversos rankings econômicos em nível nacional.

No caso da Responsabilidade Social destaca-se que a Fecoagro recebe essa certificação pelo quarto ano consecutivo, comprovando que as cooperativas também fazem sua parte na responsabilidade social. Na última semana, a Fecoagro ainda foi reconhecida pela Cidasc como parceira importante nas atividades da empresa que tem a missão principal a defesa sanitária animal e vegetal em nosso Estado, com trabalho de destaque importante para o agronegócio catarinense. A cerimônia de homenagens aconteceu na Assembleia Legislativa, em sessão especial comemorativa aos 40 anos de fundação da Cidasc.

Ao par disso muitas outras ações e realizações do cooperativismo catarinense se sucederam em 2019. Tanto a Ocesc como a Fecoagro foram parte importante nas negociações com o Governo do Estado, visando evitar a tributação dos defensivos agrícolas, pretensão do Poder Executivo. Com as constantes reuniões e mobilizações na esfera política, conseguiu-se adiar mais uma vez a decisão governamental e, nesse caso, deve-se reconhecer ação dos deputados estaduais.

É o cooperativismo mostrando a força da união, sua garra na missão importante de defesa dos interesses comuns, para o bem de todos e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos seus associados e familiares. Alguém já imaginou como seria a agricultura catarinense se não existissem as cooperativas?  Pense nisso.

Fonte: Fecoagro