Federação Internacional de Laticínios apóia o funcionamento do setor

Publicado em: 21/04/2020

A cadeia de suprimentos de leite está sofrendo grandes interrupções devido à pandemia de coronavírus, o que impede os produtores leite de colocar seus produtos no mercado.

O fechamento de restaurantes e escolas mudou as vendas dos mercados atacadistas de alimentos para supermercados. Além disso, há questões de saúde e bem-estar, visto que as empresas precisam garantir a produção de alimentos seguros, ao mesmo tempo que minimizam o risco de transmissão da Covid-19 entre os trabalhadores.

A diretora-geral da Federação Internacional de Laticínios (IDF), Caroline Emond, disse: “Os desafios que o setor de laticínios está enfrentando globalmente para produzir, processar e fornecer não devem ser subestimados. Todos os envolvidos na cadeia estão trabalhando incansavelmente para garantir que haja produtos nutritivos e seguros suficientes para as pessoas comerem, especialmente nesses tempos de crise. Como a principal fonte de conhecimento científico e técnico para todas as partes da cadeia de laticínios, a Federação Internacional de Laticínios reúne o setor global, a fim de garantir que todos tenham acesso aos recursos necessários para continuar fornecendo produtos nutritivos nessas circunstâncias sem precedentes.”

Manter um fluxo constante de informações em relação às ações tomadas, suporte prático e boas práticas nunca foi tão importante para o setor.

Orientações práticas  da Federação aos produtores de leite incluem ordenhar vacas, mantendo o distanciamento social; como gerenciar a entrada e saída da propriedade; como abordar questões de suprimentos que podem interromper as operações de fazendas e fábricas; protocolos para gerenciar a coleta de leite; considerações específicas de biossegurança para COVID-19 e perguntas que os consumidores possam ter com relação à operações de laticínios, incluindo evidências sobre a segurança alimentar dos produtos.

A federação declarou que, à medida que as informações continuam evoluindo rapidamente, os comunicados estão sendo desenvolvidos e a situação da Covid-19 será monitorada de perto para garantir a segurança e a disponibilidade de produtos lácteos em todo o mundo durante este período de emergência.

Fonte: Notícias Agropecuárias