Fecoagro entrando na semana dos 46 anos de fundação

Publicado em: 19/07/2021

Na semana que estamos entrando a Fecoagro vai completar 46 anos de fundação. Será dia 25 de julho. Em função da pandemia, a exemplo do ano passado, não está prevista nenhuma comemoração externa. Vamos destacar o trabalho da Fecoagro nestes 46 anos através de uma série de programetes de rádio, enfocando os principais aspectos da Federação, na linha do tempo. Diariamente a partir desta segunda-feira, vamos dedicar 3 minutos do programa Agronegócio Hoje, nas 70 emissoras da Rede de Comunicação Cooperativista, para falar da Fecoagro e colocar alguns personagens que fazem ou fizeram parte destes 46 anos da Fecoagro. Por duas semanas todos os dias você acompanhará pelo rádio e pela Internet a série Fecoagro: 46 anos de história no cooperativismo catarinense.

O surgimento de uma sociedade cooperativa de segundo grau segmentada, em nível estadual, para otimizar negócios conjuntos, reduzir custo e estimular a integração e a intercooperação, foi um fator marcante no cooperativismo de SC. Muitas instituições assemelhadas em outros estados tentaram e não tiveram vida longa nessa missão. Não é fácil unir desiguais em tamanho, mesmo tendo os objetivos filosóficos no mesmo rumo. O individualismo e os egos não estão ausentes nem mesmo o cooperativismo. Outras centrais de cooperativas surgiram e prosperaram por estarem definidas em determinada região e com objetivos empresariais específicos, como foi o caso da Aurora Alimentos. Solidificou-se e criou um sistema de integração que estimula a necessidade da união na atividade escolhida e hoje é referência nacional.

A Fecoagro, além de ser o braço econômico de um grupo de cooperativas agropecuárias em negócios comuns, tem sido a porta-voz das reivindicações políticas e institucionais do sistema agropecuário, e a principal mobilizadora da opinião pública, interna e externamente na difusão do cooperativismo e do agronegócio catarinense. Passou por bons e maus momentos econômicos na sua trajetória, mas hoje se consolidou e é reconhecida como grande estimuladora da intercooperação em SC e no Brasil.

Como surgiu a Fecoagro

Nos anos 70, o cooperativismo catarinense já existia, mas com a tecnologia e gestão da época. Não existia o Sescoop, e a preparação e formação profissional dos dirigentes e funcionários era realizada precariamente através de órgãos do governo, na época, o INCRA; a secretaria da Agricultura do Estado, por meio da COPA-Coordenação de Organização da Produção de Abastecimento, e pela então Acaresc, hoje EPAGRI, que mantinha uma Diretoria Estadual de Cooperativismo.

Nos idos de 1973, a globalização dos mercados era desconhecida ou inexistente. O sistema de comunicação era precaríssimo, e as informações do comportamento do mercado agropecuário eram obsoletas se comparamos com os dias atuais. Em SC apenas a cidade de Blumenau dispunha de DDD-Discagem Direta a Distância. Nem a capital do estado dispunha desse serviço de comunicação.

As cooperativas agropecuárias atuavam individualmente. Grandes, médias e pequenas, nos padrões de SC, embora tendo os mesmos objetivos nas atividades dos agricultores, entregavam resultados diferentes aos seus associados, pois os negócios não tinham padrão nem de qualidade, nem de preços dos produtos. Cooperativas vizinhas  às vezes atuando na mesma área, se digladiavam no mercado, concorrendo entre si e acabavam criando problemas ao apresentar resultados da comercialização, especialmente de soja – que na época a produção era pequena, e com poucos resultados econômicos – aos seus cooperados.

No oeste catarinense, lideradas pela Cooperalfa, Aury Luiz Bodanese, presidente de então, coordenava informalmente  grupo de cooperativas que necessitassem de quotas para exportação.

Ai surgiu a primeira ideia para a união das cooperativas agropecuárias de SC formalmente.  Um grupo técnico constituído pelas cooperativas foi formado. (Ivan Ramos da Coopernorte; Oscar Zilio da Coperio; Moises Pollak da Cooperalfa; e Wanderley Reis da Coopercentral Oeste), foram visitar outras entidades similares no RS e no PR, (FECOTRIGO e COOCAP), para conhecer o funcionamento daquelas, e depois propor uma minuta de estatuto social, e foi decidido oficialmente de formar uma federação.

Em 25 de julho de 1975, no auditório do Palácio SC, em Florianópolis, com a presença de quinze cooperativas assinaram a ata de fundação da FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA LTDA. – FECOAGRO, que na ocasião elegeu como primeiro presidente Aury Luiz Bodanese. Bodanese “in memoriam”  ficou na presidência na primeira fase por 8 anos. Seu sucessor  foi Luiz Carlos Chiocca, então presidente da Copercampos, de Campos Novos.

 

Este foi Luiz Carlos Chiocca,  presidente da Fecoagro no período 1982 a 1984.

Amanhã  tem mais  história dos 46 anos de fundação da Fecoagro.

Fonte: Fecoagro/SC /Fotos: Divulgação Fecoagro/SC.