Fecoagro 46 anos – Luiz Temp assume a Fecoagro e começa a reestruturação da entidade

Publicado em: 23/07/2021

Encerramos a primeira semana que estamos diariamente enfocando aspectos da passagem dos 46 anos de fundação da Fecoagro, e a partir de agora vamos apresentar ações desenvolvidas a partir da reativação operacional da entidade em sua nova fase. Em 1993.

Foram oito anos de hibernação, como disse Bodanese num encontro com ex-funcionários da Fecoagro, quando estava se tratando da reativação da entidade. Em 1993, Bodanese resolveu reativar a Fecoagro. A primeira providência foi chamar de volta alguém que fazia parte desde o início, na fundação, para reorganizar barrocamente. Foi chamado de volta, Ivan Ramos.

A recuperação dos valores de capital que cada cooperativa mantinha na Fecoagro, foi feita através de uma ata de assembleia que havia aprovado o aumento do capital para receber o financiamento de quotas partes do BRDE. A orientação de Bodanese na época no retorno das atividades era fazer negócios para as cooperativas, sem riscos, sem especulação e voltados às cooperativas associadas. Foi retomada a compra conjunta de fertilizantes e a comercialização de grãos em pool, sem compra e venda. Apenas, negócios em conjunto. Não foi fácil reconquistar a confiança das cooperativas, especialmente daquelas que tiveram que assumiram os prejuízos de uma negociação mal sucedida.

Na sequência foi ampliado para alguns produtos de supermercados, e aos poucos a Central de Compras foi tomando corpo. Realizou diversas mudanças operacionais no passar dos anos, e hoje está funcionando em Palmitos, onde a Cooper A1, repassou às compras de todos os produtos que fornece aos seus associados e clientes para a Central realizarem as compras, desativando seu setor de compras.

Reestruturada a Fecoagro, com Ivan Ramos de volta ao comando executivo, Bodanese passou o bastão de presidente para Luiz Hilton Temp, então presidente da Cooper A1, de Palmitos. Ele foi o responsável pela introdução da informatização da Fecoagro e ampliar suas atividades junto às cooperativas. Ficou por dois mandatos e deixou a presidência para ser o presidente da Ocesc.

Luiz Hilton Temp com a esposa, Crista Gerdi Martin

Luiz Hilton Temp, presidente da Fecoagro no período 1994 ao ano 2000.

Na próxima semana tem mais Fecoagro 46 anos.

E neste final de semana, tem material especial no programa Informativo Agropecuário, sobre os 46 anos da Fecoagro. Vamos ter um relato das ações da Fecoagro feita pelo atual presidente, Arno Pandolfo. Acompanhe!

Fonte: Fecoagro/SC.