Fecoagro 44 anos! Uma ideia que deu certo!

Publicado em: 29/07/2019

Por Ivan Ramos diretor executivo da Fecoagro

Na semana que passou o cooperativismo agropecuário de SC registrou mais uma data representativa, que deve se relembrada por todos aqueles que de uma forma ou de outra, tem passado ou está convivendo com ações e intenções de interesse do setor. No último dia 25 a Fecoagro completou 44 anos de fundação. Em nosso país existe um conceito popular, que no Brasil não tem memória. Quer dizer, passado pouco tempo do acontecimento de um fato, positivo ou negativo, as pessoas esquecem com facilidade. O que foi de ruim até dura mais, mas o que foi de bom poucos se lembram.

A Fecoagro, desde sua fundação em 1975, tem se preocupado de evitar que esse conceito seja permanente. Em todos os anos, até mesmo no período em que ficou desativada, as lideranças com vínculos com a entidade procuram relembrar a data, para agradecer a quem ajudou constituir e manter a Federação, como também aqueles que hoje garante sua permanência e sobrevivência em meio a tantas arrogâncias e egoísmo das pessoas.

Nos últimos 28 anos, desde sua reativação e reestruturação, a Fecoagro tem realizado eventos na semana da sua fundação, ou seja, na última semana de julho, para comemorar e relembrar os objetivos da sua criação. E sempre nos eventos tem destacado pessoas ou entidades que colaboraram desde sua fundação, sua permanência e seu sucesso como entidade associativa até hoje. Muita gente importante, mas também cidadãos comuns já receberam as homenagens da Fecoagro.

Nesse ano, excepcionalmente, não houve essa solenidade, devido à coincidência de realização na mesma data do Integracoop em Blumenau, onde os dirigentes e lideranças do cooperativismo precisavam estar presentes. Mesmo assim nós que estamos na Fecoagro desde sua fundação, que tivemos uma interrupção de permanência quando foi desativada em 1983, não podemos deixar de mais uma vez reconhecer aqueles que tiveram a ideia de constituição de uma entidade que já teve altos e baixos, mas que nunca deixou de representar e se preocupar com o cooperativismo agropecuário do estado e, por consequência, dos agricultores associados das cooperativas filiadas.

Nesta data comemorativa, nosso reconhecimento é de relembrar aqueles fundadores que sob a liderança de Aury Bodanese, tomaram a decisão de formar e dirigir uma federação com objetivos comerciais, mas, principalmente, já lá em 1975, com a intenção de integrar as cooperativas, reforçando a união de todos para o bem comum.

Portanto, a Fecoagro tem memória e presta sua homenagem aos primeiros dirigentes na sua fundação em 1975: Aury Luiz Bodanese, Valdomiro Antonio Panis, Athos de Almeida Lopes, Arlindo Cantarelli, Walter Schutel, Helvino Heriberto Hoppe, Osvaldo Ehrardt, Bruno Spies, Guido Nehuls, Silvestre Antonio Fantin, Arcângelo Miguel Zambiazzi, Jayme Schutz, Ricieri Martello, Oscar Massding e Oribes Dalbem.

A grande maioria dessas lideranças do cooperativismo de SC são nossas homenagens póstumas, pois não estão mais entre nós, mas em suas memórias, queremos mais uma vez deixar registrado a importância das suas decisões de fundação dessa entidade. O país pode não ter memória, mas nós cooperativismo, especialmente na Fecoagro, ainda temos. E vale a pena. Pense nisso.

Fonte: Fecoagro