Evento em Chapecó reúne projetos apoiados pelo Banco Mundial no Brasil

Publicado em: 28/11/2018

Com uma experiência de sucesso em Santa Catarina, o Banco Mundial faz do Programa SC Rural uma referência para outros estados. Representantes de oito estados estiveram em Chapecó para conhecer os resultados do Programa e o legado deixado no meio rural catarinense.

O Intercâmbio de Projetos do Banco Mundial é uma oportunidade para que outros estados, que também tenham operação com o Banco, criem uma rede de relacionamento e possam trocar informações e conhecimentos.

Segundo o diretor de Projetos Especiais do SC Rural, Ditmar Zimath, o desempenho do Programa SC Rural fez de Santa Catarina uma referência para o restante do país.  O Programa recebeu a nota máxima na avaliação do Banco Mundial – fato único no setor agrícola.

“O que mais chama a atenção do Banco Mundial é o fato de que várias ações iniciadas com o Programa SC Rural continuam em andamento, mesmo com o encerramento da operação de crédito.  Ou seja, as ações desenvolvidas pelo SC Rural se tornaram ações de Estado e não se limitaram ao tempo de funcionamento do Programa”, ressalta.

O Intercâmbio de Projetos do Banco Mundial contou com a presença da equipe do Programa SC Rural e do Banco Mundial no Brasil, além de representantes de outros oito projetos apoiados ao redor do país.

O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó (Cetrec) e contou também com visitas a campo nas regiões de Chapecó e Seara.

Com investimentos de US$ 189 milhões e quase 100 mil famílias atendidas num processo de modernização da agricultura familiar e pesca em Santa Catarina, o Programa SC Rural encerrou suas atividades em 2017 e se tornou uma referência internacional, inspirando ações em outros estados e países.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC