Entidades do agro reúnem-se com parlamentares e o novo presidente do IMA

Publicado em: 15/02/2021

Convocada e coordenada pela Frente Parlamentar do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa de SC, entidades do agronegócio discutiram sobre suas preocupações e prioridades na área do meio ambiente estadual. Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro e ACF – Associação Catarinense de Empresas de Reflorestamento apresentaram suas angústias aos quatro parlamentares: Valdir Cobalchini, Moacir Sopelsa, Milton Hobus e José Milton Scheffer.

O novo presidente do IMA – Instituto Estadual do Meio Ambiente, Daniel Vinicius Netto, ouviu atentamente as colocações dos representantes das entidades, que se concentraram nas reclamações sobre a demora nas liberações das licenças ambientais, na burocracia interna e forma de atendimento que os técnicos do órgão dispensam aos agricultores e suas entidades representativas. A choradeira foi grande de todas as entidades e dos próprios deputados e o presidente disse que está ajustando a forma operacional do IMA, pretende mudar aquilo que for possível e não contrarie a legislação federal e prometeu mais diálogo e menos punições.

Os deputados da Frente se prontificaram em serem os mediadores dos pleitos do setor produtivo e se comprometeram que se for necessário propor alterações na legislação estadual que trata do meio ambiente. A reclamação geral é que as acessivas exigências do órgão tem atrasado e até inviabilizado projetos no campo comprometendo o desenvolvimento econômico do estado.

As entidades ficaram de se reunir para formalizar as 10 principais reinvindicações e entraves existentes nessa área e encaminhar aos parlamentares para que seja enviado ao governador do estado e pedir que o presidente do IMA possa proceder às mudanças necessárias para destravar as licenças e outras necessidades do setor do campo e mudar um sistema que vinha sendo operado no IMA.

Fonte: Fecoagro