Encontro virtual reúne Adidos Agrícolas de 22 países

Publicado em: 16/09/2020

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estão realizando até o dia 18 de setembro, o 2º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros.

A abertura do evento foi realizada na segunda-feira, com pronunciamentos da ministra Tereza Cristina, do ministro Ernesto Araújo,  do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, além do deputado federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. A cerimônia foi transmitida ao vivo, a partir do auditório da Apex-Brasil.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou a importância da sintonia entre governo, Congresso e setor privado. “Nossa missão compartilhada é tratar a agropecuária brasileira de forma integral. Juntos poderemos implementar, efetivamente, a diplomacia do agronegócio nacional. Temos ajudado a sustentar a economia nacional. Somos o único PIB setorial que cresceu, o único segmento que ampliou exportações. Metade da pauta exportadora do país vem do agro e fizemos isso sem descuidar do abastecimento interno. Juntos continuaremos a construir uma agropecuária que trará prosperidade a toda a sociedade brasileira e a nossos parceiros ao redor do mundo”.

Tereza Cristina anunciou ainda três novos adidos agrícolas a partir deste ano, que ficarão estabelecidos na França (Paris), na Alemanha (Berlim) e na Austrália (Camberra). Os países foram escolhidos por sediarem a Organização Mundial da Saúde Animal e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, para ampliar a comunicação do agro brasileiro na Europa e por serem importantes players no mercado agrícola mundial.

Na ocasião, foram assinados dois acordos de cooperação entre a Apex-Brasil e o Mapa, estabelecendo parceria para ações de promoção comercial, atração de investimentos e de integridade.  Os objetivos dos acordos incluem o fortalecimento e a uniformização da agenda de promoção internacional da cadeia do agronegócio; a inserção de novas empresas no comércio internacional, bem como ampliação da presença daquelas que já exportam; a atração de investimentos estrangeiros para o setor; a internacionalização de empresas e o estímulo ao empreendedorismo e à inovação no setor.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira, enfatizou a importância da parceria para que mais produtores rurais tenham acesso ao mercado internacional.

O evento reúne adidos agrícolas de 22 países, representantes dos departamentos de agricultura de embaixadas brasileiras e dos escritórios internacionais da Apex-Brasil.

Fonte: imprensa@agricultura.gov.br