Dia Internacional do Cooperativismo

Publicado em: 02/07/2021

Neste sábado,  dia 3 de julho, será  comemorado em todo o mundo o Dia Internacional do Cooperativismo. O tema adotado pela ACI – Aliança Cooperativa Internacional neste ano é: tema “Reconstruir melhor juntos” numa alusão a participação das cooperativas para enfrentar as dificuldades da pandemia da Covid-19.  O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado por cooperativas desde 1923 e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da ACI em 1995. A celebração deste ano será o 27º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas e o 99º Dia Internacional das Cooperativas.

A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992. No entanto, no âmbito dessa organização, ela foi comemorada pela primeira vez em 1995, uma vez que tinha o intuito de assinalar o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional, cuja fundação data de 1895.

O cooperativismo é um preceito que indica a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, e com o objetivo de adquirir resultados comuns para as suas atividades econômicas.

Um dos fundamentos do cooperativismo o progresso social através da cooperação e da  ajuda mútua pelo qual aqueles que se encontram na mesma situação conseguem, pela soma de esforços, garantir a sobrevivência.

Diretamente sobre as relações econômicas, o cooperativismo atua com o objetivo de reduzir custos de produção, ter melhores condições de preço e prazo, ou seja, inferir no sistema em vigor na busca de alternativas.

A atividade cooperativa, no Brasil, teve início com a construção de um estado cooperativo, através das ações dos jesuítas. O movimento cooperativista que surgiu, inicialmente nos sertões do Paraná, com base nos modelos europeus.  Nessa época e, durante muito tempo, foi modelo e exemplo de uma sociedade solidária, que era fundamentada no trabalho coletivo, em que o bem-estar coletivo se sobrepunha ao interesse econômico da produção.

Fonte: Fecoagro/SC / ACI