Deputado visita Fecoagro e diz que quer ajudar resolver problema do Porto de São Francisco do Sul

Publicado em: 21/07/2021

O deputado estadual Sargento Lima esteve visitando a sede da Fecoagro em Florianópolis para se inteirar dos problemas que estão ocorrendo com os atrasos dos navios no Porto de São Francisco do Sul. Ele manifestou intenção de ajudar a solucionar o problema de gestão no Porto, pois entende que o setor agrícola precisa ter prioridade na utilização, especialmente nessa época em que precisamos dos insumos para o plantio da safra de verão.

O parlamentar da região de Joinville disse que o problema de gestão no Porto não é de hoje, e   em todas as reclamações apresentadas não tem tido eco na esfera governamental. Informou que está requerendo uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o problema, e ouvir todas as partes envolvidas, e definir regras claras e prioridades no Porto.

O deputado Sargento Lima disse que o Estado de SC está perdendo com evasão de importadores e exportadores dos nossos produtos, por falta de ação mais dinâmica e eficiente no Porto que espera que com a audiência pública possam ser definidos procedimentos duradouros e não ficar apenas nas mãos de administrador A ou B naquele Porto.

O parlamentar foi recebido pelo diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, que reafirmou que os navios estão muito atrasados na atracação de até 20 dias para descarregar os fertilizantes, e que está sendo acumulado prejuízos de mais de R$ 15 milhões de demurrage e a cada dia que um navio fica esperando para atracar pode custar US$ 30 mil por dia. O pior é que o atraso das entregas de matérias-primas, também, atrasa ou inviabiliza o plantio da safra de verão.

Deputado Sargento Lima / Foto: Luis Debiasi/Agência AL

Fonte: Fecoagro/SC.