“De Olho na Qualidade Rural”: inspiração para melhoria constante

Publicado em: 08/01/2020

“Por que não fizemos isso antes?”, é o que se pergunta o empresário rural Daniel Feltes, que junto da esposa Sirlane, participaram em 2019 do curso “De Olho na Qualidade Rural”. O questionamento é feito ao observar os resultados obtidos com o trabalho realizado.

A ação, que faz parte do projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite”, é realizado com a parceria de entidades e cooperativas. O objetivo é colaborar para que as propriedades rurais melhorem suas condições de organização do ambiente de trabalho, eliminem desperdícios, preservem o meio ambiente e a saúde pessoal, desta forma proporcionar mais satisfação e autoestima à família produtora.

A família Feltes, que está há quatro anos à frente da empresa rural localizada em uma área de 19,3 hectares, na Linha São Roque, em Cunhataí, trabalha em duas atividades. A produção de leitões, realizada em parceria com a Cooperativa Auriverde, é composta por um plantel com 200 matrizes. Parte da propriedade, 8 hectares, são ocupados por lavoura de milho e soja.

Acompanhados pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Gilmar Mumber, o casal levantou os principais pontos em que eram necessárias mudanças. Identificadas as necessidades, durante o processo de execução das atividades propostas, foram colocados em prática os ensinamentos propostos pelo curso, que compreendem: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida.

Dessa forma, foi possível melhorar o aproveitamento de espaços, a organização das ferramentas e o descarte de materiais. Outro ponto que recebeu atenção foi a entrada da propriedade, que ganhou identificação da família e uma grande melhoria no visual e no acesso.

De acordo com o consultor, inspirada pelo curso, a família já planeja fazer outras melhorias e participar de outros programas. “A Família Feltes pôde melhorar significativamente sua forma de trabalho e da organização da empresa, resultando em ganho de tempo. Foi possível melhorar a aparência da empresa, a qualidade de vida, além de motivar e mostrar aos proprietários os benefícios do programa”, comenta.

A família destaca a gratidão por ter participado do curso. “Nos abriu uma visão de organização. Aprendi muitas coisas e espero que nunca falte vontade e determinação para prosseguirmos. Agradecemos a Cooperativa Auriverde pelo convite, a Aurora e ao Sebrae/SC pela oportunidade de termos uma vida melhor e mais organizada”, agradece Daniel.

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Coasgo e Cooperalfa.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional