Culturas de inverno para produção de ração voltam a ser discutidas em SC

Publicado em: 14/08/2019

A iniciativa da Secretaria de Agricultura do Estado de SC de estimular a produção de grãos de inverno para produção de ração voltou a ser discutido no gabinete do secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa em Florianópolis. Desta feita com a presença de entidades do setor agropecuário, como Ocesc, Fecoagro, Embrapa, Epagri, cooperativas, agroindústrias e um representante da AMBEV a convite do secretário Gouvêa. A empresa produtora de malte para cervejas veio demonstrar interesse de participar do processo na produção de cevada.

Mauri Antonio Botini, do Fomento Agronômico da Ambev, explicou que a empresa tem interesse em estimular a produção de cevada cervejeira em SC, explicando que uma parte do grão, quando não classificado adequadamente na germinação, pode ser utilizada na produção de ração com ótima qualidade.

Segundo o agrônomo, historicamente pelo menos 30 por cento da produção de cevada não passa para cerveja e pode ser utilizada para ração. Com esse produto o agricultor poderá melhorar o rendimento em sua propriedade. Como a cevada para cerveja tem preço melhor, o plantador poderá aumentar suas receitas destinando a diferença para ração. A Embrapa que se encarregou de pesquisar semente trigo e triticale para ração também vai ampliar suas pesquisas para a cevada.

Na reunião sobre o assunto, contou com a presença de representantes da Cooperalfa e da Coocam que já manifestaram interesse em estimular essas culturas para aproveitamento da área no inverno.

Durante a reunião foi anunciado a celebração de um convênio entre a Secretaria da Agricultura, a Fecoagro e a Embrapa para pesquisas de nutrição dos cereais de inverno para produção de ração. Ficou definido que a Embrapa vai apresentar uma proposita de pesquisa para produção de sementes de trigo, triticale e cevada para ser analisada pelos segmentos interessados, ou seja, cooperativas e agroindústrias e Governo do Estado para formular um programa de incentivo para o próximo plantio.

O vice-presidente da Fecoagro e presidente da Coocam de Campos Novos, João Carlos Di Domenico, disse na reunião que há grande interesse dos produtores da região em aproveitar suas áreas no inverno que ficam ociosas e se utilizadas contribuirão para aumentar a rentabilidade nas propriedades rurais.

Ficou definido que quando a Embrapa tiver pronta a proposta do programa de produção de sementes, deverá ser realizada outra reunião entre as entidades interessadas no assunto.

Fonte: Fecoagro