Cravil sai na frente e lança Programa de Incentivo ao Plantio de Culturas de Inverno para Ração

Publicado em: 30/09/2019

A CRAVIL – Cooperativa Regional Agropecuária do Alto Velo do Itajaí, que tem sede em Rio do Sul e área de ação em todos os municípios do Alto Vale, Planalto Serrano e Vale do Itajaí, lançou na última semana, através de um Dia de Campo um Programa de Incentivo ao Plantio de Grãos de Inverno, destinado à produção de ração. A primeira área com triticale, já em estágio de desenvolvimento, fica na propriedade do associado da Cravil, Rubens Dahlke, em Trombudo Central, numa área de 40 hectares. Outras cinco áreas diferentes na região também foi plantado o triticale.

“É o primeiro ano que está sendo feita a experiência, e até o momento estou satisfeito com o desenvolvimento da lavoura”, disse o produtor Rubens Dahlke, mas vamos ver o resultado na colheita, concluiu.

Segundo o gerente Técnico da Cravil, Moacir Warmeling, a lavoura promete bom resultado de uma renda adicional ao agricultor, além de manter a cobertura do solo e a rotação de cultura. Depois da colheita do triticale o agricultor vai plantar soja na área.

O presidente da Cravil, Harry Dorow, está otimista com o programa e espera que avance em toda a região com outros produtores.

A Cravil vai dar todo o apoio com sementes, insumos, assistência técnica e comercialização da produção. Pelo levantamento preliminar, os técnicos da Cravil acreditam que é possível colher até 60 sacos de triticale por hectare. O custo de produção deve ser metade dos preços de venda no mercado do grão destinado a ração. A Cravil já tem acertado com o frigorífico Pamplona, que ficará com toda a produção de triticale para fazer ração, pagando o preço equivalente ao preço do milho.

O secretário Adjunto da Agricultura, Ricardo Miotto, que participou do Dia de Campo de lançamento do programa, e contou com a presença de 70 produtores com potencial interesse de plantar triticale na região, além de técnicos da Cooperativa e da Epagri, disse que a iniciativa da Cravil pode ser considerada o embrião do programa de incentivo ao plantio de grãos de inverno que a Secretaria da Agricultura do Estado pretende desenvolver em SC em parceria com a Fecoagro, SINDICARNE, agroindústrias, Epagri, Embrapa e outras entidades do setor agropecuário.

O projeto pretende incentivar o plantio no próximo ano de pelo menos 50 mil hectares de trigo, cevada e triticale no Estado, para proporcionar uma alternativa para o milho na fabricação de ração e, também, oferecer uma nova renda para os produtores rurais em SC.

O estágio do programa agora está fase das pesquisas de sementes de trigo, cevada e triticale, compatíveis e rentáveis e suscetíveis a pragas e ao clima, para então desenvolver esse programa em parceria com as cooperativas filiadas à Fecoagro.

A TV COOP esteve presente no Dia de Campo de lançamento do Programa de Incentivo ao Plantio de Triticale da Cravil e acompanhará a colheita para mostrar a SC o resultados  da produção.

Fonte: Fecoagro