Copérdia faz Assembleia Virtual e aprova contas de 2020

Publicado em: 07/04/2021

A Copérdia de Concordia realizou Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício 2020. O evento ocorreu no auditório da matriz em Concórdia com a presença dos conselhos de administração e fiscal, diretores, equipe social, TI, Comunicação, Única Propaganda e Eventos CiaCom.

Os associados tiveram acesso direto das filiais de forma virtual. O presidente Vanduir Martini coordenou os trabalhos de apresentação mostrando a área de atuação, número de associados, de colaboradores e os resultados dos negócios do ano passado. O assessor jurídico Osmar Colpani, representando o quadro social, conduziu o processo de apreciação dos números apresentados que, de forma unanime, foram aprovados.

Durante a Assembleia Geral Ordinária foi eleita à nova formatação do Conselho Fiscal. Na oportunidade, quatro novos conselheiros foram empossados: Claudir Luiz Dellagostin, Leinor Lampert, Mauro de Barba, Jacir Antônio Costa.  Permaneceram no Conselho: Gelsi Lourdes Maltauro e Fernanda Ribeiro Basso. A Coperdia reúne 17 mil associados, no alto Uruguai, meio oeste e planalto norte catarinense; 1.340 funcionários; 85 filiais, e no ano passado faturou R$ 2,159 bilhões, cerca de 37 por cento mais do que 2019.

Comercializou 210 mil toneladas de grãos, entre milho, soja e trigo; entregou na Aurora um milhão 444 mil cabeças de suínos e um milhão e 533 mil toneladas de frangos, além de 149 milhoes de litros de leite. Vendeu aos seus associados 85 mil toneladas de fertilizantes, das quais 33 mil foram das marcas da Fecoagro.

Os resultados do ano passado são históricos para a Copérdia, isso devido ao bom desempenho das operações realizadas pela cooperativa e também das participações (Aurora, Fecoagro, Mauê e Sistema Cooperativo de Crédito). Em relação às sobras líquidas os números também são históricos, ultrapassando a marca dos R$ 177 milhões.

O presidente da cooperativa atribui os bons resultados a vários fatores. “Boas oportunidades de mercado, profissionalização da equipe de pessoas, melhorias nas estruturas físicas, capacidade operacional, expansão da área de atuação, participação ativa do quadro social, fornecedores e parceiros de negócios. Tudo isso em conjunto fez com que conquistássemos um resultado inédito na história da Copérdia”, comemora Martini.

Atuação

A Copérdia está presente em mais de 200 municípios nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Recentemente, a direção confirmou a ampliação dos negócios da cooperativa nas cidades de São Gabriel do Oeste (MS), Chopinzinho (PR) e Tapejara (RS). O objetivo da Copérdia é consolidar o trabalho que já vem sendo feito junto ao Sistema Aurora e fortalecer um dos pilares que norteiam a gestão: a aproximação.

Fonte: Adaptado do texto da Copérdia