Coopervil realiza formatura do Programa Mulheres Cooperativistas

Publicado em: 18/12/2019

Aconteceu em Videira a solenidade de formatura das mulheres participantes do Programa Mulheres Cooperativistas Coopervil, uma ação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/SC em parceria com as cooperativas Coopervil e Sicoob Vale do Vinho. O evento de formatura contou com a presença de 40 formandas.

O Programa Mulheres Cooperativistas tem por objetivo promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo, por meio da educação cooperativista e do aprimoramento dos conhecimentos necessários à melhor organização e participação das mulheres no quadro social das cooperativas. Hoje elas representam 38% do quadro social das cooperativas de SC, ou seja, 936.597 dos mais de 2,4 milhões de cooperados são mulheres.

O crescimento desta participação, além de valorizar o cooperativismo, proporciona uma condição de sua inserção nos negócios como um todo, dentro da comunidade e, em especial, nas cooperativas. Ciente disso, o Sescoop/SC investe em estratégias e iniciativas que visem reconhecer, valorizar e incentivar cada vez mais a presença feminina no sistema cooperativista. As Mulheres Cooperativistas, em especial, conhecem a importância da união, da ajuda mútua, da igualdade e da solidariedade.

O evento de formatura contou com a presença do presidente Luiz Vicente Suzin, acompanhado de sua esposa, conselheiros, diretores e gerentes da Coopervil e do Sicoob Vale do Vinho, do professor e palestrante, Ney Guimarães, representando os professores da formação do Programa Mulheres Cooperativistas, que atuaram na condução dos módulos, nas seis etapas. O momento foi muito especial para todos.

O presidente em seu pronunciamento destacou sobre a importância do Programa, parabenizou a todas pela formatura e também pelo comprometimento de todas, elencando sobre a importância da formação e do fortalecimento que as cooperativas recebem, quando todos buscam se aperfeiçoar, aproveitar as oportunidades, e com isso adquiriram crescimento pessoal, intelectual e, ainda, muitas amizades construídas, troca de experiências e momentos que são históricos.

O programa marcou a caminhada de cada formanda durante a formação, e no evento de formatura elas compartilharam com seus familiares um pouco do que foi a formação e seu aprendizado, quanto as cooperativas, e o cooperativismo.

Durante a formatura o professor Ney Guimarães na sua palestra relatou sobre a Importância da Educação Cooperativista e fez uma reflexão do que foi trabalhado nos seis módulos.

Após a cerimônia, foi servido o jantar para celebrar o momento juntamente com seus familiares, amigos e equipe das cooperativas. Sendo que a partir de agora, para essas mulheres fica o compromisso de seguir em frente, colocando em prática os princípios e os valores da doutrina cooperativista, sejam no Núcleo Feminino, na cooperativa, na família ou na comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Coopervil