Cooperja promove nesta semana seu Dia de Campo Agroacelerador

Publicado em: 04/02/2020

Começa nesta quarta-feira, dia 5, em Jacinto Machado, o Agroacelerador, o Dia de Campo da Cooperja-Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado. A abertura oficial contará com a presença de lideranças do cooperativismo, do agronegócio e de autoridades será as 11h30 da manhã.

Serão dois dias de exposições, demonstrações de máquinas agrícolas, defensivos e fertilizantes, pecuária e oportunidades de difusão de tecnologia ao homem do campo.

Antes da abertura do Dia de Campo haverá a abertura oficial da colheita de maracujá de SC. A Epagri e a Cooperja também promovem o 1º Fórum do Maracujá. O evento vai reunir produtores, técnicos, atacadistas e outros membros dessa cadeia produtiva para discutir importantes temas, com foco na exportação da fruta para abertura de novos mercados. O evento começa às 10h30min e a participação é gratuita.

O Fórum será formado por três mesas redondas. O consultor Guilherme Sander vai falar sobre desafios produtivos e certificação, tendo como exemplo a produção de maçã para exportação. A conservação em pós-colheita do maracujá é o tema a ser abordado por Renar João Bender, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A terceira mesa redonda vai discutir os desafios logísticos para exportação da fruta, sob coordenação do técnico da Cooperja Rodrigo Veiga.

O maracujá é uma cadeia produtiva que vem ganhando cada vez mais importância no Sul de Santa Catarina, onde cerca de 700 famílias agricultoras cultivam a fruta. A expectativa é de que a safra atual fique entre 60 e 70 toneladas na região, número superior ao ano passado. A colheita iniciou em dezembro e segue até início de junho.

Santa Catarina é reconhecida nacionalmente por produzir o melhor maracujá do Brasil. O tamanho e formato da fruta, bem como a qualidade da polpa, se destacam das produzidas em outros Estados. A produção catarinense é praticamente toda comercializada em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Porto Alegre. Com o Fórum, a Epagri e a Cooperja pretendem expandir esse mercado, alcançando outros países.

A TV COOP mais uma vez vai estar presente ao vivo em Jacinto Machado. Vai cobrir a solenidade de abertura do Agroacelerador e produzirá matérias para os programas de TV da Fecoagro. Nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 11h30 direto de Jacinto Machado. Acesso a TV COOP pela Internet e pelos celulares: www.fecoagro.coop.br

Fonte: Cooperja / Fecoagro