Cooperja completa 50 anos hoje e reúne associados e familiares para comemorar

Publicado em: 30/08/2019

Uma das mais importantes cooperativas agropecuárias de SC hoje está em festa. A Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado, a COOPERJA, completa 50 anos de existência, sempre com muito trabalho e dedicação.

A Cooperja surgiu em 30 de agosto de 1969, quando um grupo de 117 agricultores se reuniu e realizou uma Assembleia Geral, no Salão Paroquial de Jacinto Machado. O maior incentivador foi o engenheiro agrônomo Joaquim Pedro Coelho, e o objetivo era solucionar problemas de aquisição de insumos, armazenagem e comercialização da produção agrícola da região.

Conta hoje com Unidades de Recebimento e Beneficiamento de Arroz; Beneficiamento de Sementes; Recebimento e Comercialização de Maracujá e Banana; Posto de Combustíveis e TRR; Supermercados; Indústria de Rações; Lojas Agropecuárias e Centros de Distribuições, um total de 30 filiais. Fechou o ano com faturamento de R$ 505 milhões. Exporta para diversos países e está presente no lar de mais de 1.800 famílias associadas, 700 famílias de colaboradores e milhares outras que estão ligadas indiretamente ao ciclo de trabalho da Cooperativa.

Na área de produção, na última safra, comercializou 218 mil toneladas de arroz, sua principal atividade é na Região Sul do Estado e Litoral Norte do RS. Na área de fertilizantes na última safra distribuiu 1,5 mil t; 519 mil litros de herbicidas; 89 mil de inseticidas e fungicidas e 142 mil sacos de sementes de arroz. A Cooperja tem indústria de beneficiamento de arroz em Jacinto Machado, no Sul do Estado, em Santo Antônio da Patrulha, no RS e também em Arcoverde em Pernambuco.

O primeiro evento comemorativo foi uma missa celebrada durante o Cerco de Jericó, em Jacinto Machado. Por sua vez, na noite de 28 de agosto, a Câmara de Vereadores de Jacinto Machado realizou sessão solene, em homenagem aos 50 anos da Cooperativa. Mas, o evento mais esperado, acontecerá nesta sexta-feira no CDC (Campo Demonstrativo Cooperja), em Jacinto Machado, Santa Catarina, a partir das 18 horas, onde está instalada a matriz da Cooperativa, onde tudo começou.

Uma grande comemoração está programada. Haverá solenidade oficial, com os discursos e homenagens; apresentação de um audiovisual produzido especialmente para esta ocasião e; sorteios de brindes. Serão momentos emocionantes.

Toda a festa será regada a muita alegria, chope e uma paella deliciosa. Mais de 4 mil pessoas foram convidadas. A cantora Marília Dutra fará a abertura e encerramento do evento. E o show nacional de Michel Teló será o grande presente para todos os presentes.

O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, que está à frente da Cooperativa há 30 anos será o grande anfitrião. O evento promete emocionar o público, reviver os primeiros passos dos 117 agricultores que acreditaram na Cooperja e que este sonho seria possível. Tanto foi possível, que nesta sexta-feira a comemoração do sucesso desta, que é uma das maiores empresas do agro do Brasil, entrará para a história!

O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, fala sobre o Jubileu de Ouro da Cooperativa:

“Hoje 30 de agosto de 2019, sexta-feira, a Cooperativa Agroindustrial Cooperja completa 50 anos e reúne todos os seus associados e familiares para uma grande festa em Jacinto Machado. Uma das mais importantes cooperativas agropecuárias de Santa Catarina hoje está em festa completando 50 anos de existência. O maior incentivador foi um engenheiro agrônomo, que trabalhava na Acaresc nos anos 60, chamado Joaquim Pedro Coelho. O objetivo era solucionar problemas de armazenagem e comercialização da produção agrícola da nossa região. A Cooperja tem indústria de beneficiamento de arroz em Jacinto Machado, Santo Antônio da Patrulha e também em Arcoverde em Pernambuco. Hoje vai reunir seus associados para uma grande festa com a presença de todos os clientes, convidados e já existem mais de 4 mil confirmações. Temos a satisfação de poder fazer essa confraternização como nossos associados. Nos honra bastante estar à frente da cooperativa nesse grande momento que ela vive”.

A TV COOP vai estar ao vivo em Jacinto Machado para cobrir o evento. A partir das 16 horas, a equipe a TV COOP começará as entrevistas com lideranças, autoridades e associados que estarão presentes nas dependências do pavilhão do CDC da Cooperja.

Fonte: Cooperja/Fecoagro