Cooperitaipu participa do projeto culinário “A Soma de Todos os Sabores”

Publicado em: 26/11/2020

É só lembrar daquela comida especial que a nossa vó e a nossa mãe costumam fazer que uma sensação única toma conta da gente, não é mesmo? Aquela receita guardada por gerações, aquele tempero que é o segredo de família ou aquela forma de preparo que hoje em dia já não é tão comum. Tudo isso – e muito mais – está presente no “A Soma de Todos os Sabores”, um projeto delicioso que registra valiosos costumes mantidos na memória e no coração de dezenas de famílias brasileiras.

Resgatar, preservar e valorizar as receitas e tradições culinárias das famílias brasileiras. Esse é o grande objetivo do projeto “A Soma de Todos os Sabores”, desenvolvido pela Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo. Fazem parte da iniciativa 20 famílias dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Durante quatro meses, a equipe de produção percorreu milhares de quilômetros para conversar e coletar depoimentos, vídeos e fotos dos participantes. O resultado de todo esse processo é a publicação de uma Cartilha de Receitas, uma exposição Itinerante e um documentário.

A Cooperitaipu de Pinhalzinho/SC participou com a receita de família da associada Clarice Fiorini. Ela comenta que “quando se faz uma receita e as pessoas aprovam, dizem que gostaram, a gente se sente valorizada”.

O presidente do conselho curador da FALB e presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, destaca que “estes materiais carregam registros valiosos da história de famílias reais, que aceitaram participar do projeto e estão contribuindo para eternizar hábitos e costumes passados por gerações“.

O presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, se mostrou muito satisfeito com o resultado final do projeto, mais ainda pela alegria da família em compartilhar um pedaço de suas vidas. “Tivemos um evento super positivo e agradável; que essas receitas possam renovar memórias e inspirar novas“, enfatiza Pandolfo.

O projeto foi apresentado em evento online, gratuito e aberto ao público  com transmissão ao vivo pelo YouTube e redes sociais (Facebook e Instagram) da Fundação Aury Luiz Bodanese. Foi um bate-papo descontraído com os participantes do projeto e lançamento da cartilha de receitas, do documentário e da exposição itinerante.

Os materiais estão disponíveis no site falb.org.br, com acesso inclusivo às pessoas com deficiência, conforme determina a legislação. São parceiros do projeto a Aurora Alimentos, Tetrapak, Adisseo e Doremus.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperitaipu