Cooperativas entre as maiores companhias do setor supermercadista no Brasil

Publicado em: 06/06/2019

O setor supermercadista é um dos principais indicativos da economia por sua inserção e representatividade no dia a dia dos consumidores. E as cooperativas cada vez investem mais em suas lojas para atender melhor os seus associados e clientes. O reflexo disso pode ser percebido no Ranking Abras 2019, que chega a sua 42ª edição e revela os atuais dados e movimentações do setor supermercadista. Entre as maiores companhias do setor, destaque para cooperativas.

“Diante da perda do ritmo da recuperação econômica pela qual passamos, o crescimento de 0,7% nominal foi até um alívio. Seguimos nos equilibrando para continuar investindo e ampliando nossos negócios”, afirma o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, que lembra o movimento de paralisação dos caminhoneiros que impactou na distribuição e na logística, gerando desabastecimento e prejudicando a produção no País.

Em meio a esse cenário, o setor supermercadista registrou faturamento de R$ 355,7 bilhões em 2018. A projeção da Abras para o crescimento nas vendas passou de 3% no início de 2018 para 2,53%, em julho, porém, o resultado final foi um crescimento de 2,07%.

A pesquisa Ranking Abras/SuperHiper é elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a Nielsen, e traz um panorama completo do setor supermercadista no Brasil. Elaborada há 42 anos, o estudo mostra o faturamento dos supermercados, participação das diversas seções nas vendas totais, número de empregos e expectativa de investimento. Além disso, a publicação apura também dados estruturais: espaço físico, formato de loja, entre outras informações.

Fonte: Imprensa Sistema Ocergs com adaptação da MundoCoop e Fecoagro