Cooperativas apoiam o combate ao coronavírus com recursos para equipamentos hospitalares

Publicado em: 05/05/2020

Mais de R$ 2 milhões foram repassados pelas cooperativas catarinenses na campanha para aquisição de equipamentos para os hospitais das suas região, para enfrentar a crise do coronavírus.

As cooperativas filiadas à Fecoagro foram as primeiras a participar desse apoio já na primeira semana da crise em março passado. Na sequencia algumas cooperativas de crédito também informaram que repassaram recursos para os hospitais. Em São Francisco do Sul a Fecoagro liderou campanha junto a empresários da área portuária e arrecadou mais de R$ 300 mil para auxiliar na instalação de um hospital de campanha.

As cooperativas agropecuárias que participaram das doações foram: Aurora Alimentos, Cooperalfa, Cooper A1, Cooperauriverde, Copérdia, Cooperja e Cooperitaipu.

Em Concórdia, além da Copérdia, a cooperativa de credito Sicoob-Crediauc também participou com repasse de recursos financeiros para três entidades ligadas ao setor de saúde, estabelecidas na região da AMAUC – Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense.

O hospital São Roque de Seara na campanha “Agora é o hospital que precisa de você” protagonizada pela associação empresarial local. Já ao hospital São Pedro de Itá, a Crediauc doou recursos para a compra de um respirador e o hospital São Francisco de Concórdia, sede da Cooperativa, foi repassado recursos para aquisição de testes rápidos do COVID-19. As solicitações também foram intermediadas pelas associações comerciais de dos municípios.

O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, destacou a participação da instituição nas iniciativas citadas. “É muito importante o nosso envolvimento. Estar atento aos problemas e necessidades das comunidades com o propósito de minimizar seus efeitos é também uma forma de cooperar”, comentou.

Camillo ressalta que o Cooperativismo possui função social abrangente sendo o Sicoob Crediauc um partícipe atuante nesse sentido. “O segmento trabalha para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, gerando benefícios sociais e econômicos não apenas para seus cooperados, mas para toda a sociedade. Estamos cumprindo com a nossa responsabilidade”, finaliza.

Fonte: Fecoagro