Cooperativa Auriverde reúne 300 associados em Assembleia Geral Ordinária e aprova contas de 2018.

Publicado em: 25/03/2019

A Cooperativa Regional Auriverde realizou sua Assembleia Geral Ordinária, para  apresentação do balanço anual do exercício de 2018 e eleição dos novos membros do Conselho Fiscal para o exercício de 2019. O encontro foi realizado nas dependências da sede da  cooperativa no município de Cunha Porã e contou com a participação de mais de 300 associados. Participaram da assembleia, além  da direção da Cooperativa, Diretores, Conselhos Fiscais e de Administração,  autoridades e lideranças locais,  como o Presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri e do Vice-Prefeito de Cunha Porã, Alencar Post.

O presidente da Auriverde, Claudio Post,  apresentou  através de gráficos, as demonstrações contábeis, resultados  e sobras apurados, entre outros tópicos abordados conforme os editais publicados referentes ao evento. O presidente, Claudio Post, lembrou aos associados que em  2018 foi um ano de muitas mudanças em todos os sentidos, onde passamos por momentos difíceis, mas que, mais uma vez, foi possível alcançar os objetivos e estarmos satisfeitos com os resultados. Isso nos permitiu renovar as esperanças para iniciar este ano com o pé direito, acreditando em resultados e boas colheitas para um futuro promissor.

Durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), os associados elegeram os novos membros do Conselho Fiscal da Auriverde, o qual ficou formado pelos seguintes nomes:  Efetivos- Arli Pedro Wermuth, Enio José Castanha e Marli Helena Hoff Bourscheid e Suplentes: Felix Guollo, Genuir Balzan e Rafael Rodrigo Schuster. Os mesmos se unem à atual Diretoria e Conselho Administrativo formadas pelo presidente, Claudio Post, vice-presidente, Daniel Ferrari, secretário, Loivo Felimberti e conselheiros administrativos: Pedro Kanisio Sander e Claudia Knecktel Schmitt, além dos conselheiros fiscais.

A Auriverde faturou em 2018 R$ 625 milhões e  está planejando para  o ano de 2019  faturamento estmado em R$ 653 milhões. Encerrou o ano com 31 filiais, 4.700 associados e 634 funcionários. Comercializou 142,7 toneladas de grãos;  301 mil cabeças de suínos,  109,8 mil  toneladas de frango  e 42,6 milhões de litros de leite. Na área de fertilizantes a cooperativa comercializou 28 mil toneladas em 2018.

Em investimentos para 2019  está nos seus planos de ação a conclusão do supermercado no município de Iraceminha e reinauguração da loja  agropecuária. Também deverá ser investido  na unidade central de secagem, armazenagem de cereais e fábrica de rações no município de Maravilha. Ainda está previsto a  ampliação da unidade 58 de Cunha Porã com mais dois silos de capacidade 12.000 toneladas.  No sul do  estado a filial de Orleans terá  a transferência do Posto de Resfriamento de Leite e  ampliação Suicooper II e III de 1.268 para 1800 suínos dia. A cooperativa  continuará investindo  na formação do quadro social e funcionários; cursos de venda, atendimento, segurança e 5S; Encontro de Mulheres em Florianópolis e da Juventude Auriverde; Programa Mulheres Cooperativistas; Programa D’Olho, QT Rural, Sustentabilidade e Propriedade Rural Sustentável; Encontro de Colhedores, Transportadores, Clube da Bezerra, Programa Coleta Segura, JovemCoop e CooperJovem, Escola no Campo, Núcleo de Jovens e Núcleo Feminino.

Durante a assembleia a cooperativa premiou os seguintes produtores destaques de aves e suínos: Neudi Stein, Aldair Ghisleri e Djonatan Watte e os destaques de aves foram os produtores associados: Nauri Adolfo Kittel, Herbert Rone Probost e Clausir Bonad. Na oportunidade foram premiadas as famílias certificadas do Programa Propriedade Rural Sustentável em parceria da Aurora Alimentos e Auriverde, sendo eles: Irton Anselmini, Ari Giacomelli, Ilário Zumach, Celso Jantsch, Ilvo Krumenauer, Rafael Dona Spech, Silvênio Schuster e Fábio Rodrigo Guarda.

O presidente Claudio Post ainda anunciou aos seus associados que a cooperativa terá uma filial no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na cidade de Giruá, onde a Auriverde investiu na aquisição de uma unidade de secagem e armazenagem. No final da reunião teve  palestra intitulada “Orgulho de Ser Auriverde” ministrada por João Batista Schneiders.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Regional Auriverde/Fecoagro