Cooperação é o maior legado da 27ª Integracoop

Publicado em: 01/08/2019

Mais cooperação, menos competição. Este foi o legado da 27ª Integracoop realizada em Blumenau na última semana. A abertura do evento aconteceu na sexta-feira, 26, e contou com desfile das delegações das 32 cooperativas participantes e com pronunciamentos do superintendente da OCB, Renato Nobile, do presidente da OCESC e SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin, do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e do presidente do Conselho de Administração da Cooper, Hercílio Schmitt, que, representando a cooperativa anfitriã, anunciou o início dos jogos.

“É uma satisfação para a OCESC e para o SESCOOP/SC ver a alegria e a integração das cooperativas neste evento que foi reformulado para garantir sua viabilidade e sua maior proximidade com os princípios cooperativistas. A antiga Fecoop, agora Integracoop, traz esse espírito da cooperação e mostra a importância do cooperativismo para a sociedade catarinense”, comentou Suzin.

Os jogos iniciaram na sexta-feira e terminaram no sábado. A Cooper escolheu cinco locais para a realização das 20 modalidades: ADHering, Associação da Artex, Clube Caça e Tiro Blumenauense, Sesi e Vasto Verde. Na noite de sábado, aconteceu o encerramento do evento, em modelo de Mini Oktoberfest, com a presença de cerca de 2 mil atletas e dirigentes.

O presidente do Conselho de Administração da Cooper, Hercílio Schmitt, acredita que a hospitalidade e a força associativista de Blumenau foram evidenciadas na Integracoop. “Temos como característica sermos uma cidade acolhedora e hoje, com essa festa, temos certeza que todos foram recebidos e que, de fato, deixamos a competição e partimos mais para a integração, cumprindo na prática o sexto princípio cooperativista. Estamos muito felizes dessa mudança ter ocorrido aqui, uma cidade que desde a sua fundação percebeu a força da união entre as pessoas”, destacou.

Com a mudança do nome e de formato, pela primeira vez a competição não teve um campeão geral, sendo que os vencedores foram premiados ao fim de cada modalidade. A única premiação realizada na noite de sábado foi do Tomador de Chope em Metro, modalidade especial escolhida pela Cooper como forma de apresentar a cultura da cidade sede.

Durante o encerramento, foi anunciada a próxima anfitriã do evento para 2022: a Cooperalfa, de Chapecó.

Para o presidente executivo da Cooper, Osnildo Maçaneiro, o trabalho desenvolvido este ano serve de inspiração para as próximas edições da Integracoop: “O primeiro ato de colaboração veio da nossa equipe interna, que abraçou o evento e quando apresentamos os Jogos Cooperativos. Ainda existe, em quadra, a competição, mas plantamos uma semente para despertar nas cooperativas um sentimento diferente, para que a gente aproveite esses dias para nos conhecermos mais”.

As fotos estarão disponíveis em breve no site da Integracoop.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooper, com informações da OCESC