Cooper A1 reuniu associados e anunciou investimentos e projeções

Publicado em: 21/08/2019

A Cooperativa A1 de Palmitos reuniu os cooperados para Reuniões de Avaliação da cooperativa. Em 2019, os 18 encontros reuniram cerca de 4.700 pessoas, número expressivo considerando que atualmente a Cooper A1 conta com 8.796 cooperados.

São mais de dez anos que as Reuniões de Avaliação são realizadas como um canal de comunicação e transparência entre cooperativa e quadro social. Em meados de cada ano, os diretores e gerentes de atividades visitam todos os municípios com unidades a fim de levar aos associados os números socioeconômicos, investimentos e ações do primeiro semestre do ano.

O presidente da Cooper A1, Elio Casarin, avalia que a maciça participação dos associados e familiares mostra um comprometimento com a cooperativa. “Fico feliz em perceber que cada vez mais o nosso quadro social se preocupa em saber como andam os negócios da cooperativa, isso é fundamental, já que o sócio é coproprietário. Todo o trabalho que desenvolvemos é pensando em tornar a Cooper A1 melhor, tanto para os cooperados, quanto para os clientes”.

Foram 18 dias de visitas nas unidades, iniciando ainda em julho e finalizando em agosto em Palmitos, SC, onde está localizada a matriz da Cooper A1. Todos os cooperados e familiares foram convidados para participarem, além deles, os conselheiros e representantes de órgãos públicos.

Com um quadro de colaboradores diretos de 1.258 pessoas espalhadas nos diversos segmentos da cooperativa, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Cooper A1 cresceu 12% no setor de supermercados. Também elevou os números nos setores de postos de combustíveis (6,6%), lojas agropecuárias (13,4%) e fábrica de rações (6,3%), todos comparados ao primeiro semestre do ano passado.

Da mesma forma, as atividades fins se desenvolveram e tem apresentado bons resultados. Na suinocultura, até junho deste ano a Cooper A1 recebeu 473,5 mil cabeças. A produção de aves se manteve estável com 11,3 milhões de cabeças entregues no período. Na bovinocultura de leite, foram recebidos 43,2 milhões de litros de leite. E a atividade de cereais recebeu mais de 2 milhões de sacas de milho, e 812,9 mil sacas de soja.

A direção da Cooper A1 anunciou para os cooperados, a mudança estatutária, que se aprovada em assembleia, poderá aumentar ainda mais a participação dos cooperados nas sobras da cooperativa. Também duas novas filiais no Rio Grande do Sul, em Ametista do Sul e Cristal do Sul.

Além disto, a construção da nova unidade de Riqueza, SC, que está em andamento; projeto da nova unidade de São João do Oeste, SC, e construção do 4° sítio de criação de matrizes e biodigestores na granja; depósito de insumos em Iporã do Oeste, SC; em andamento a reforma e ampliação da fábrica e balança em Itapiranga, SC; para Palmitos, SC, automatização ensaque na fábrica e construção de silo, tombados e moega; em Mondaí, SC, construção de silo; e a construção da nova unidade de Alpestre, RS.

Fonte: Cooper A1