Coocam e Syngenta realizam encerramento do Projeto Escola no Campo 2019

Publicado em: 22/11/2019

Durante todo o ano letivo de 2019, alunos de quinze escolas  dos municípios de Campos Novos, Fraiburgo, Lebon Régis, São Cristóvão do Sul, Vargem e Zortéa, participaram da 16ª edição do Projeto Escola no Campo – programa de conscientização ambiental realizado pela Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) e a Syngenta, com apoio da Fundação Abrinq.

Para encerrar o ano de inúmeras atividades, na última quarta-feira (20), aconteceu o encerramento das atividades com uma grande festa no Centro de Eventos Galpão Crioulo em Campos Novos. Mais de 500 pessoas, entre elas, autoridades e comunidade escolar, estiveram presentes no evento festivo.

Neste dia aconteceu a formatura dos alunos, apresentações culturais e entrega de premiações. Os alunos destaques na prova do Voo do Conhecimento – Aluno Nota 10, receberam medalhas. No Concurso de Desenho um aluno destaque de cada escola ganhou uma bicicleta e o desenho vai compor o calendário 2020. No total 459 estudantes de quintos e sextos anos da rede municipal dos seis municípios foram formados Agentes Ambientais.

Os educadores também foram reconhecidos pelo trabalho realizado junto aos alunos, escola e comunidade. Os municípios destaques receberam prêmios em dinheiro nas seguintes categorias: – Melhor Nota Avaliação Escolar e Voo do Conhecimento. O prêmio nesta categoria foi de mil reais. – Melhor Apresentação Cultural, com prêmio mil reais. – Campeão Geral, premiação de dois mil reais. Para chegar no município vencedor – conforme o regulamento, as notas foram compostas na seguinte proporção: 40% com o teste aplicado aos alunos – prova objetiva realizada no mês de outubro; 40% com as avaliações realizadas pela equipe de colaboradores do Projeto – atividades práticas nas escolas e 20% com a apresentação cultural – apresentadas pelos alunos no período vespertino do dia do encerramento.

De acordo com a coordenadora do Projeto Escola no Campo, Cristiane Aparecida Moro é fundamental o apoio do poder público para a realização do Projeto e o comprometimento dos organizadores, alunos e professores. “Desejamos boa sorte aos municípios”, disse Cristiane completando que o encerramento é parte do programa, ou seja, é a comemoração de um grande trabalho realizado durante cerca de 10 meses do ano.

O principal objetivo do Projeto Escola no Campo é contribuir com a formação dos alunos, transformando-os em cidadãos conscientes sobre a preservação do meio ambiente de forma sustentável. Através das atividades, os alunos estudam temas como produção de alimentos, os direitos das crianças e dos adolescentes e ainda aprendem o quanto é importante fazermos algo para um mundo melhor. É implementado em etapas e tem inúmeros propósitos, como por exemplo, envolver a escola, os pais e a comunidade. “O Projeto é dividido em seis etapas, começando com a formação dos professores lá no início do ano e encerrando com essa linda festa”, compartilhou Cristiane. Dentre as atividades extracurriculares, eles realizaram horta escolar e o Dia C – atividade envolvendo as ODSs.

O presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, reforça que o programa social da Coocam e Syngenta é referência nacional porque todos os envolvidos, desde a equipe organizadora até os alunos, realizam o Projeto com amor e dedicação.

Fonte: Coocam