Contabilidade para o produtor rural é foco de evento do CRC/SC e do Sistema FAESC/SENAR-SC

Publicado em: 29/07/2021

“Contabilidade para o produtor rural: implementação e atualizações nas obrigações acessórias” foi o foco da Câmara Técnica Debate realizada de forma on-line pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina-CRC/SC em parceria com o Sistema FAESC/SENAR-SC. O evento oportunizou discutir temas como eSocial e Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF), Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais (EFD-REINF) e cuidados para evitar a malha fiscal.

A presidente do CRC/SC, Rúbia Albers, destacou que o momento é de crescimento e de fundamental importância para o desenvolvimento profissional. Observou que o CRC/SC está sempre atento às demandas que envolvem o segmento e, por isso, a entidade busca trazer eventos que possam auxiliar a todos. O vice-presidente técnico da entidade Roberto Aurélio Merlo também destacou a importância de promover debates sobre temas contemporâneos que ajudam os profissionais no desenvolvimento de seu trabalho com embasamentos técnicos que permitem o desenvolvimento sustentável das entidades, auxiliando na tomada de decisões para um crescimento consistente das instituições.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, reconheceu a iniciativa do CRC/SC em prestigiar um assunto tão importante para o produtor rural. “Gostaria de parabenizar por mais essa ação da entidade que tem sido protagonista de informações e assuntos relevantes não só para a categoria de contadores, mas para o público em geral. A discussão do eSocial veio em boa hora para trazer informações mais detalhadas para que os representantes de Sindicatos Rurais do Estado estejam preparados para orientar os nossos produtores rurais”.

O evento foi mediado pelo presidente da União das Federações dos Profissionais da Contabilidade do Brasil (FECONBRAS), Tadeu Oneda, e entre os temas abordados esteve o eSocial e CAEPF que contou com apresentação do coordenador de Arrecadação do SENAR/SC, Emerson Gava. A explanação ajudou a esclarecer as principais determinações e prazos sobre a declaração das informações para apuração das contribuições previdenciárias no meio rural, referentes às categorias Produtor Rural Pessoa Física (PRPF) e Segurado Especial (SE).

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, a orientação é que os produtores rurais procurem o Sindicato Rural de seu município.

Presidente do Sistema FAESC-SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destacou a importância do evento para orientar os produtores rurais sobre o eSocial.

Evento focou na contabilidade para o produtor rural.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional