Conselhos da Fecoagro aprovam revisão de Planejamento Estratégico

Publicado em: 01/09/2020

Em reunião conjunta dos conselhos de administração e fiscal da Fecoagro, composto por dirigentes das 10 cooperativas singulares integrantes da Federação, foi aprovado a atualização do Planejamento Estratégico da entidade. Coordenado perlo consultor Valdeon Sozo, da empresa DIV & CON-Inovação em Produtos e Processos, de Joinville, a nova versão contemplou contatos com os presidentes e gestores operacionais de todas as cooperativas e com os executivos e gestores da Fecoagro, reuniões remotas e presenciais.

Na proposta apresentada e aprovada pelas cooperativas continuou prevalecendo as atividades atuais da Fecoagro que contemplam quatro principais focos: Processamento de fertilizantes; Central de Compras Conjuntas; Convênios Governamentais, e atividades do setor de Comunicação.

No decorrer do trabalho que durou três meses, foram levantadas as reivindicações de cada cooperativa, avaliação do sistema atual e eventual necessidade de mudanças de rumos no processo operacional atual, e no final, foi apresentado um plano de ação elaborado pelos operacionais da Fecoagro para aperfeiçoar os trabalhos e os resultados para a Fecoagro e para as cooperativas associadas. Todas as atividades da entidade foram bem avaliadas sem mudanças significativas na sua condução, utilizando-se formas mais modernas econômicas, adotando-se as novas tecnologias existentes no mercado.

Na primeira fase do planejamento foi avaliado o desempenho da indústria de fertilizantes, e proposto alternativas de produção, também visando o aproveitamento das novas tecnologias existes no sistema de produção de fertilizantes, assim como, avaliações permanentes de desempenho, e produtividade, e possibilidade de ampliação das vendas dos adubos especiais em novos mercados e detectado a necessidade de substituição de equipamentos por mais modernos nas fábricas que busquem mais produtividade e qualidade dos produtos, assim como, a melhoria da capacidade de armazenagem própria.

Além do Consultor Vadeon Sozo, também participaram desse processo de inovação da fábrica de fertilizantes, um grupo de técnicos das cooperativas que acompanhou o os trabalhos na fábrica e sugeriram mudanças de procedimentos na produção de fertilizantes.

Agora, se iniciará a fase de levantamento de custos para os novos investimentos necessários na fábrica estimados em R$ 20 milhões, e a busca de recursos para melhorar a estrutura das mesmas, para cada vez mais atingir melhor qualidade dos produtos e evitar quebras na produção por não ter equipamentos mais modernos.

Os reflexos dessa decisão das cooperativas começa ter resultados imediatos em alguns setores e quanto à modernização nas fábricas deverá estar pronto para a próxima safra no próximo ano.

Fonte: Fecoagro