Conab diz que hortaliças tiveram perdas com geadas

Publicado em: 30/07/2021

As fortes geadas que ocorreram nas principais regiões produtoras de hortaliças e frutas no país causaram queda na oferta das culturas. Como consequência houve alta nos preços destes produtos na maioria dos mercados atacadistas.

A informação consta no Relatório de Monitoramento Semanal da Comercialização dos principais produtos nas Centrais de Abastecimento. O estudo já se encontra disponível no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No caso do Rio Grande do Sul já havia sido observada uma alta nos preços coletados mesmo na semana anterior a deste estudo, quando ainda não havia ocorrido a geada, apenas um frio mais severo, como informou a CeasaSerra e a Ceasa/RS.  Ainda neste estado, na capital, Porto Alegre, ocorre um período de entressafra de hortigranjeiros que teve início em junho e seguirá até o mês de outubro. De acordo com produtores, comerciantes e varejistas locais, a demanda tem sido baixa este mês.

No Paraná, a informação obtida pela Ceasa no estado foi que as geadas que ocorreram anteriormente afetaram a oferta e com isso os preços já estavam elevados.

Em Santa Catarina há a perspectiva de que haja atraso no desenvolvimento das hortaliças em razão das baixas temperaturas, o que deve comprometer também a oferta.

Fonte: imprensa@conab.gov.br.