Comissão de Saúde discute situação da Covid nos frigoríficos de SC

Publicado em: 08/05/2020

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa debateu, em reunião nesta semana, a situação dos frigoríficos catarinenses na prevenção da covid-19. Participaram do encontro, que foi realizado por videoconferência, representantes de entidades que representam o setor, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Agricultura.

Segundo o presidente da comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta, o objetivo foi discutir a necessidade de conciliar a segurança alimentar da população com a preservação da saúde pública e da cadeia produtiva do agronegócio, uma das mais importantes do Estado. “Sabemos da importância desse setor, vital na segurança alimentar, do mesmo jeito que é importante à saúde de quem trabalha nos frigoríficos”, comentou.

No encontro, os representantes da Associação Catarinense de Avicultura (Acav)/Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados (Sindcarne) afirmaram que frigoríficos catarinenses adotaram protocolos rigorosos para controle da covid-19 em suas plantas, com orientação de médicos infectologistas e do Hospital Albert Einstein.

“A indústria de alimento, por conceito, já precisa operar num ambiente limpo. Além disso, adotamos uma série de medidas, como distanciamento, uso de EPI, redução da quantidade de pessoas dentro dos ônibus que transportam os trabalhadores”, comentou José Antonio Ribas Junior, presidente da Acav. “Isso nos dá a certeza que estamos construindo um ambiente seguro para os nossos colaboradores”.

Fonte: Alesc