Comissão de Agricultura da Alesc homenageia agricultura familiar

Publicado em: 30/07/2021

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de SC, vai realizar sessão especial nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, a partir das 14 horas, comemorativa a uma Década da Agricultura Familiar no Estado.

O convite para participação presencial e virtual, está sendo feito pelo presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal e pelo presidente da Comissão de Agricultura, deputado José Milton Scheffer.

O presidente da Fetaesc, entidade estadual que congrega os agricultores familiares do estado, José Walter Dresch, está estendendo o convite às entidades do setor agropecuário de SC, para prestigiar esse evento, pois em SC a agricultura familiar é predominante e responsável pela produção de diversos produtos agropecuários, inclusive destinados à exportação.

Do Valor Bruto de Produção Agropecuária do Estado, 50,% desse total vem da agricultura familiar, de acordo com o IBGE. Os produtores que se enquadram na agricultura familiar recebem diversas vantagens. Uma delas é o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que oferece financiamento a quem deseja modernizar a produção e aumentar a renda. A linha de crédito especial garante segurança para investir na propriedade. O modelo de negócio também é sustentável.

De acordo com a ONU, 80% do alimento mundial é produzido por propriedades familiares. Essas lavouras e granjas abastecem o mercado local e suprem demandas diárias de mercados e restaurantes. Destaque na produção animal e vegetal, Santa Catarina tem uma agricultura familiar altamente produtiva e inserida no agronegócio. De acordo com os dados do Censo Agro, 78% das propriedades rurais são deste modelo, ocupando 364 mil pessoas e 2,45 milhões de hectares cultivados. Além disso, o valor da produção dos pequenos cultivos é o quinto maior do Brasil, com R$ 10,38 bilhões.

 

 

 

 

Foto: Ricardo Wolfenbuttel / Secom

Fonte: Alesc.