Cerca de 4.870 profissionais do meio rural são capacitados pelo Senar/SC no mês de março

Publicado em: 15/03/2019

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. A apicultura está entre elas. Com o curso de criação de abelha rainha, o Senar/SC leva aos produtores e trabalhadores orientações relacionadas à segurança e saúde no trabalho com abelhas, voltado à prevenção de acidentes, cuidados com o meio ambiente, razões da substituição de abelhas rainhas e materiais necessários à criação das mesmas.

A capacitação tem duração de 16 horas e aborda a localização de rainhas nas colmeias, noções básicas sobre genética e melhoramento em abelhas, preparo das colmeias recria, produção de geleia real para transferência de larvas, criação pelo método natural, alimentação artificial das colmeias recria, criação artificial de rainhas pelo método Doolittle e confecção das cúpulas artificiais. Outros temas abordados são a transferência de larvas, sistemas de fecundação, povoamento dos núcleos de fecundação, cores e marcação de abelhas rainhas, banco de rainhas, engaiolamento e introdução de abelhas rainhas, introdução de realeiras maduras através do protetor Wets e confecção dos materiais básicos indispensáveis para a criação artificial de abelhas rainhas.

A qualificação aborda, ainda, a coleta de geleia real e devolução da rainha mãe, inspeção na colmeia orfã para avaliação dos resultados obtidos na criação de abelhas rainhas pelo método natural e inspeção nas colmeias recria para avaliação dos resultados na transferência de larvas pelo método artificial. No mês de março, um dos municípios que receberá o treinamento é Araranguá no Sul do Estado, nos dias 26 e 27.

Além desse, o Senar/SC promove, no mês de março, outros 304 cursos que beneficiarão aproximadamente 4.870 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

Entre os cursos que ainda serão realizados nesse mês de março estão o  de produção caseira de pães e biscoitos será desenvolvido no período de 25 a 27 em Papanduva. Nos dias 27 e 28 a capacitação em meliponicultura será realizada em Porto União.

Para o Vale do Itajaí está programada para os dias 18 e 19 o município de Vidal Ramos receberá o curso em processamento de carne de frango. A qualificação em artesanato com fibras naturais será desenvolvida no período de 20 a 22 em Massaranduba. Nos dias 21 e 22 o treinamento em controle agroecológico de pragas e doenças será realizado em José Boiteux.

Na região sul e litoral  está programado para o período de 18 a 22 o curso de doma racional de equídeos será oferecido no município de Araranguá. A qualificação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias será realizada nos dias 20 e 21 em Governador Celso Ramos. O município de Treze de Maio terá no período de 22 a 25 o treinamento em cultivo hidropônico de hortaliças. O município de Florianópolis receberá nos dias 25 e 26 receberá o curso de comercialização na propriedade rural. Nos dias 26 e 27 a qualificação em manejo de gado leiteiro será promovida em Angelina.

Para a Serra Catarinense está previsto para dias  18 e 19 Alfredo Wagner a qualificação em operação e manutenção de microtratores. O treinamento em derivados do leite será promovido nos dias 25 e 26 em Bom Jardim da Serra. Em Anita Garibaldi será realizada nos dias 26 e 27 a capacitação em beneficiamento e conservação de pescado.

No Meio Oeste acontecerá  dias 21 e 22 em Tangará  o curso de olericultura básica. O município de Salto Veloso contará com a qualificação em derivados do leite nos dias 28 e 29.

Entre as qualificações previstas para a região Oeste  acontecerá do  dia 18 a 20 em Concórdia a capacitação em operação e manutenção de motosserra no corte de árvores. O treinamento em ensilagem será promovido no dia 18 em Abelardo Luz. No período de 19 a 21 Peritiba receberá a qualificação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. O município de Paial terá nos dias 20 e 21 o curso em plano de negócios da propriedade rural.

Para a região do Extremo Oeste está programado n o período de 19 a 21 o treinamento em bordado com patchcolagem será realizado em Campo Erê. O município de Guarujá do Sul terá nos dias 26 e 27 a qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos. Nos dias 28 e 29 o curso em aproveitamento integral de alimentos será promovido em Mondaí.

Fonte: MB Comunicação/Fecoagro