Centro de Distribuição da Aurora Alimentos é inaugurado em Arujá (SP)

Publicado em: 04/09/2019

Cerca de 500 pessoas participaram da solenidade de inauguração do Centro de Distribuição e Logística da Cooperativa Central Aurora Alimentos, na semana passada em Arujá, na região metropolitana de São Paulo. A estrutura começou a ser construída em 2017 e foi concluída em 2019. Localiza-se na Avenida PL do Brasil, sem número, no bairro Fazenda Velha, em Arujá.

O empreendimento absorveu cerca de 130 milhões de reais em investimentos, gerou 300 empregos diretos e 600 terceirizados.  

A solenidade teve a presença do presidente Mario Lanznaster, do vice-presidente Neivor Canton, do diretor comercial Leomar Somensi, gerentes, autoridades e produtores rurais cooperativados.

No ato inaugural manifestaram-se o representante das empresas construtoras do empreendimento Ricardo Clementino Nunes; o gerente do Centro de Distribuição Vanduir Borscheid; o gerente corporativo de operações Celso Capellaro; o diretor comercial Leomar Somensi; o prefeito municipal de Arujá José Luiz Monteiro e o presidente da Aurora Alimentos, Mario Lanznaster.

As bênçãos das novas instalações foram ministradas pelo padre Celso Lucas Silva e pelo apóstolo da Igreja Apostólica Livre Marco Antonio Contelli.

Na sequência, ocorreu o descerramento da placa e da fita inaugural, seguindo-se visita às instalações pelas autoridades, presidentes de cooperativas filiadas, dirigentes da Aurora, produtores rurais associados das cooperativas filiadas ao Sistema Aurora e demais convidados. Após o encerramento da visitação foi servido coquetel de confraternização.

O presidente Lanznaster destacou que a construção do CD Arujá foi estrategicamente planejada objetivando manter a qualidade dos produtos Aurora, atender aos novos volumes da demanda e melhorar ainda mais as condições operacionais e de trabalho dos colaboradores. A unidade atenderá toda a região metropolitana de São Paulo e dará suporte às demais operações para o sudeste.

O evento também foi prestigiado pelo representante da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP) Américo Utumi e pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SP) Flávio Bersani.

A inauguração do Centro de Distribuição fez parte da programação iniciada em abril e que se estende até novembro para assinalar os 50 anos de fundação da Aurora e que incluiu, entre outros atos, outras duas inaugurações: a Unidade de Disseminação de Genes (UDG) e a ampliação da planta industrial de suínos FACH 1, ambas em Chapecó.

O Centro de Distribuição de Arujá ocupa um terreno com 191.542 metros quadrados de área superficial. A área total edificada é de 23.660 metros quadrados. O pátio de estacionamento e manobra de caminhões tem 13.800 metros quadrados.

A estrutura do Centro de Distribuição consiste de câmaras de armazenagem e distribuição refrigerada equipadas com 42 docas de carga e descarga. O pátio de manobras e estacionamento tem capacidade de 147 vagas para veículos de passeio, 140 vagas para veículos tipo VUC e VANs, 205 vagas para veículos tipo ¾ e, ainda, 105 vagas para veículos pesados e extrapesados, tais como truques, sider e carretas.

A grande capacidade instalada de armazenagem de congelados (7.036 posições), de resfriados (2.648 posições) e de armazenagem a seco (2.878 posições) permite o suprimento de 230 municípios, incluindo a região metropolitana de São Paulo e o litoral.

O CD recebe mensalmente 1.000 cargas de carretas, trazendo um volume de 25.000 toneladas de produtos acabados. Isso significa que diariamente chegam 40 carretas de produtos e, no contrafluxo, são expedidos 250 caminhões/dia de distribuição para atender mais de 25.000 clientes ativos da região. A previsão de faturamento operacional bruto é da ordem de 10 milhões de reais por dia.

A estrutura do Centro de Distribuição também inclui casa para conforto do motorista, posto de lavação de caminhões, duas balanças rodoviárias, vestiário para funcionários próprios e terceirizados.

Atualmente, a Aurora Alimentos mantém 4 centros de distribuição, 15 unidades armazenadoras nas plantas produtivas e 24 unidades armazenadoras juntas às unidades de venda.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional