Celso Moretti é confirmado na presidência da Embrapa

Publicado em: 02/01/2020

O pesquisador Celso Luiz Moretti vai assumir oficialmente a presidência da Empresa – ele está exercendo interinamente o cargo desde 17 de julho. A decisão foi anunciada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Celso Moretti está há 25 anos na Embrapa. Iniciou a carreira como pesquisador, foi chefe da Embrapa Hortaliças, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) e diretor-executivo de P&D.

Como presidente interino da Embrapa, foi responsável por buscar maior integração e aproximação da Empresa com ações prioritárias do Ministério da Agricultura, rever a gestão da programação de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, coordenar com a diretoria o processo de implantação do sistema integrado de gestão (ERP) e estabelecer novos contatos com cadeias e setores produtivos do agro brasileiro.

A ministra Tereza Cristina esteve com dirigentes da Embrapa, quando pactuou com diretores e chefes de UDs uma série de mudanças na Empresa a serem realizadas nos próximos meses. Haverá um esforço conjunto em torno da reformulação da gestão, que será conduzida pelo Mapa e pela Embrapa, agora sob a liderança oficial de Celso Moretti.

Entre as propostas discutidas pela ministra estão: rever a atuação e dar mais autonomia aos centros de pesquisa na busca por soluções sustentáveis para o agro, dar mais agilidade à Empresa, ajustar o modelo de operação e aproximar ainda mais a pesquisa do setor produtivo. Também foi discutida a necessidade de rever cargos comissionados e aumentar a capacidade de captação de recursos para reduzir a dependência do Tesouro Nacional.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa