Audiência pública quer resolver impasse entre setor produtivo e o IMA

Publicado em: 03/09/2019

A dificuldade em emitir uma licença ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) é reclamação corrente de empresários e agricultores, especialmente no Oeste Catarinense, foi objeto de discussão de audiência pública proposta pelo deputado estadual Altair Silva em Chapecó.

“Durante os roteiros pelo Grande Oeste e em conversa com as lideranças na ALESC recebemos reclamações dessa situação. Todos têm o desejo de ampliar, investir e ficam impedidos pelos licenciamentos ambientais que não saem. Não podemos aceitar mais oneração para quem quer trabalhar e produzir em Santa Catarina”, cobrou Altair Silva.

“Queremos encontrar alternativas para que as licenças ambientais sejam expedidas com mais agilidade. Várias proposições forram apresentadas e esperamos que os encaminhamento que permitam criar uma nova política para emissão dessas licenças”, comentou Altair.

O tema é polêmico e incomoda a população oestina. Na região, existem casos que foram judicializados e produtores que estão inadimplentes junto às instituições financeiras por questões de produtividade

“Quem quer criar oportunidades e empregos têm ficado de joelho para conseguir uma licença. Isso é inconcebível. Convidamos a todos para participar, pois não participar é querer deixar as coisas como estão, e elas não estão boas”, complementou Altair Silva.

Lideranças ligadas ao agronegócio, políticos, agricultores, empresários, produtores e a população participaram da audiência pública, incluindo o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, e representantes do Ministério Público do Estado.

Fonte: Gab. Dep. Altair Silva