Assuntos que farão parte do programa Cooperativismo em Notícia deste final de semana pela TV

Publicado em: 25/05/2018

UM ENCONTRO, DUAS TAREFAS – Por mais que o agronegócio tenha ajudado a segurar a balança comercial brasileira, o setor tem presenciado nos últimos tempos uma reviravolta. São exportações embargadas, crise do milho, logística ineficiente, preço do leite desequilibrado e por aí vai. Poderíamos enumerar dezenas de contratempos. Mas saibam todos, que os defensores do agronegócio estão agindo para defender a cadeia. Em Chapecó a reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira discutiu a necessidade de exportação de leite para aliviar a pressão sobre o setor, melhorando assim a rentabilidade do produtor. Hoje os três estados da região Sul produziram no ano passado quase 13 bilhões de litros. Isso corresponde a 38 por cento de toda a demanda nacional. E a previsão é de que até 2025, Santa Catarina, Paraná e o Rio Grande do Sul sejam responsáveis por 50 por cento de toda a produção brasileira. Algo em torno de 23 bilhões de reais. Além disso, a CNA e a ABPA decidiram criar um comitê nacional para defender a cadeia de proteína animal. Esse comitê nacional atuará em quatro eixos: a imagem dos produtos brasileiros no exterior, a flexibilização dos financiamentos pelos bancos oficiais e privados, o suprimento de milho e a comunicação social. É o primeiro passo em busca do equilíbrio da cadeia de proteína animal.

SEMINÁRIO TÉCNICO CATARINENSE – As cooperativas agropecuárias ligadas ao sistema OCESC representam uma fatia considerável do bolo econômico gerado em Santa Catarina. Juntas elas responderam por quase SESSENTA E DOIS por cento do faturamento anual da entidade. Isso quer dizer, algo em torno de VINTE bilhões de reais. E esse resultado tem a ver com a qualidade dos alimentos produzidos. Por isso a OCESC decidiu criar um seminário técnico para ajustar as atividades desenvolvidas no campo. O seminário técnico, que durou dois dias, proporcionou aos participantes uma série de trocas de experiências que sempre são salutares nesse mundo competitivo do agro. E também conhecer processos institucionais que são exemplos para o Brasil. A FECOAGRO/SC, por exemplo, defendeu a necessidade de se trabalhar com insumos produzidos pelo cooperativismo. Por isso apresentou as formulações desenvolvidas nas plantas industriais de São Francisco do Sul e que começam a ganhar o mercado nacional.

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábado às 08h30, com reprise nas quintas-feiras às 11h. No SBT/SC a exibição acontece nos domingos às 09h30. Na Record News o programa está na grade de sábado às 09h. Já na TV da Cidade de Joinville a veiculação acontece nos domingos às 07h30 e na TVCOOP/SC a veiculação acontece em horários alternativos: sábado e domingo às 13h; na segunda-feira às 13h05 e na terça-feira às 07h10. O programa também está disponível no site da FECOAGRO/SC: www.fecoagro.coop.br.

Fonte: Fecoagro

 

 

 

 

OESTE RURAL

O programa Oeste Rural deste domingo (9h30) vai mostrar:

►As consequências da paralisação dos caminhoneiros, e a corrida aos postos de combustíveis  provoca colapso nos estoques de gasolina e álcool.

►Aurora decide parar os abates em suas 15 unidades da Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, devido à greve dos caminhoneiros.

►Com a chegada de forte massa de ar polar, avicultores redobram cuidados com o aquecimento de pinteiras.

►Leilão de Gado no Parque da Efapi gera movimento de vendas superior a 333 mil reais. Qualidade dos animais surpreendeu compradores.

►Plantio de trigo começa na primeira semana de  junho na maior parte das regiões. Produtores não estão muito animados, e pretendem reduzir área a ser plantada. Em Ipuaçu, porém, o plantio já começou em algumas lavouras.

Estas e outras notícias estão no Oeste Rural deste domingo, que começa às 9h30 pela RIC TV Record emissoras de Chapecó e Xanxerê, cobrindo mais de 100 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, também pela TV COOP da Fecoagro, durante a semana em horários alternativos e pelo YouTube.

Fonte: equipe do Oeste Rural