Associados da Cooperitaipu realizam treinamento sobre Nota Fiscal Eletrônica Rural (NFP-e)

Publicado em: 20/06/2019

A Cooperativa Regional Itaipu de Pinhalzinho/SC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural l- SENAR, realizou treinamento de associados para preenchimento e uso correto da Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (NFP-e).

A turma, composta por 10 associados das comunidades de São Paulo, Salete e Santa Lúcia em Pinhalzinho e Araçá, Itapé, Coxilha e Maipu em Saudades, teve oito horas de treinamento com o instrutor do SENAR Paulodir Oliveira. Ele ministrou treinamento teórico e prático, explicando os benefícios de aderir ao sistema, que, por hora, ainda não é obrigatório. As vantagens são: substitui o bloco de notas em papel, diminuem os custos, evitam-se deslocamentos para buscar novos blocos e prestar contas, pode ser utilizada de forma conjugada e realizada impressão de cópias ilimitadas.

O sistema eletrônico oferece outras vantagens. Todas as notas emitidas entrarão, automaticamente,  no movimento econômico do município e contribuirão no cálculo do retorno do ICMS. As notas ficarão arquivadas e ficarão disponíveis para a Previdência Social quando o produtor solicitar sua aposentadoria.

Para fazer uso da nota eletrônica, o produtor que tiver computador com acesso à internet deve entrar no site da Secretaria da Fazenda do Estado (www.sef.sc.gov.br) e cadastrar-se no SAT (Sistema de Administração Tributária).

Receberá uma senha e, assim, ficará habilitado a emitir a nota fiscal eletrônica, não só para os produtos de sua propriedade (grãos, leite, frutas, bovinos, aves, suínos, fertilizantes etc.), mas, também, para serviços prestados como: turismo rural, hora-trator alugado para vizinhos, ou eventual venda de máquinas e equipamentos usados. Atualmente, a NF em papel é emitida somente para produtos primários. A nota eletrônica poderá ser enviada por e-mail aos destinatários e ser impressa para acompanhar a mercadoria.

Fonte: FAESC, com adaptação da assessoria de comunicação da Cooperitaipu e Fecoagro