Assinados em Pinhalzinho convênios do Troca-troca para 2020

Publicado em: 30/01/2020

Com a presença de lideranças do cooperativismo e do agronegócio, além de autoridades regionais e políticos, aconteceu nesta quarta-feira, em Pinhalzinho, a assinatura de reedição do programa Terra-Boa, o Troca-troca de sementes de milho, calcário, kit forrageira e outros programas da Secretaria de Agricultura do Estado. O ato aconteceu durante a abertura do Itaipu Rural Show que acontece no Centro de Difusão de Tecnologia da Cooperitaipu. Os convênios foram testemunhados pela vice-governadora Daniela Reinehr, e foram assinados pelo secretário da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Ricardo de Gouvêa, pelo presidente da Ocesc e Sescoop/SC Luiz Vicente Suzin e pelo presidente da Fecoagro Claudio Post.

O programa Troca-troca desse ano, a exemplo do ano passado, contemplará subsídios a 300 mil toneladas de calcário, com redução de custo em um terço incluindo o frete até a cooperativa, ou a distribuição gratuita se o agricultor for retirar nas mineradoras; mais 200 mil sacos de sementes de milho, que terão redução de preço dependendo da tecnologia de cada semente optada; 3.250 kits de insumos para cultivo de forrageiras; 500 kits de equipamentos e insumos para apicultura; e mil kits de insumos para o programa solo saudável que pretende estimular a adubação verde.

O investimento total do Governo do Estado nos programas será de R$ 53 milhões neste ano, e contará com a parceria das agroindústrias, cooperativas e casas agropecuárias.  A coordenação dos programas continuará sendo da Fecoagro e o credenciamento dos interessados em distribuir é da Secretaria da Agricultura, cabendo aos técnicos da Epagri e das cooperativas habilitar os agricultores que desejam participar do programa.

O Terra-Boa, ou o Troca-troca, como é mais conhecido, atende apenas agricultores familiares enquadrados no Proagro. O programa de calcário e kit forrageira e solo saudável já devem iniciar em meados de fevereiro enquanto que o programa de sementes será a partir de maio próximo.

Fonte: Fecoagro