1º Embarque de arroz em casca de SC é realizado pela Brazilrice

Publicado em: 17/05/2018

O 1º Embarque de arroz em casca de Santa Catarina é realizado pela Cooperativa Central Catarinense Brazilrice e deve durar uma semana. Com início na última segunda-feira (14) e termino previsto para a próxima sexta-feira (18), serão exportadas 30.000 toneladas de arroz catarinense, através da SCPar Porto de Imbituba, com destino à Venezuela. Segundo o presidente da Cooperativa Central, Vanir Zanatta, este é o primeiro passo nas vendas externas do cereal. “Após negociações com a Trading e ajustes de volumes entre as cooperativas Copagro, Cravil, Cooperjuriti, Coopersulca e Cooperja, que formam a Brazilrice, decidimos pela efetivação do negócio”, declara o presidente.

De olho em uma fatia maior de mercado externo, a Brazilrice pretende consolidar sua atividade exportadora. O arroz beneficiado já é exportado pelas Cooperativas coirmãs, para países do continente Africano, América do Norte e Caribe e representa cerca de 10% do volume por elas beneficiados.

Toda exportação, auxilia a diminuir a oferta doméstica, aquecendo o preço interno do produto, que encontra-se defasado. A ideia é que ao final desta cadeia produtiva, o rizicultor receba o preço justo pelo seu trabalho e produto. “Vivemos uma das mais sérias crises na cultura do arroz. Agricultores organizados, como o movimento “Te Mexe Arrozeiro”, realizaram dois encontros importantes, chamando atenção dos governantes. O sistema cooperativo estava presente, pois plantamos e colhemos com preços abaixo do custo de produção”, explica Zanatta.

Conheça a Brazilrice

Hoje a Brazilrice é uma cooperativa central, formada por 5 cooperativas catarinenses, sendo: Cooperja, Coopersulca, Cooper Juriti, Copagro e Cravil. Por trás desta estrutura, existem 10 mil de famílias produzindo de forma sustentável o arroz que chega à mesa do brasileiro nas mais diversas regiões do País e porque não do planeta.

A Brazilrice proporciona às cooperativas sócias a possibilidade de comercializar em conjunto, otimizando custos, nesta etapa da cadeia produtiva do arroz. O resultando é maior competitividade e qualidade final dos serviços e produtos, para todos os clientes.

Seu negócio é a comercialização de arroz e sua missão, “Apoiar as cooperativas filiadas na sustentação das atividades produtivas de seus associados, através da ação integrada para o desenvolvimento e fortalecimento no mercado de arroz”.

Fonte: Assessoria de imprensa Cooperja