Mais Milho 2018 Resenha do Cooperativismo e Agronegócio-01-01-01-01 banner-_nobre-02-01 destaque

Uma a cada três propriedades rurais do País tem mulheres no comando

Publicado em: 14/02/2018

Atualmente cerca de 30% das propriedades rurais do País tem mulheres ocupando funções de comando – há cinco anos, eram 10%. Quando não são as principais responsáveis pelas propriedades, elas atuam como administradoras, dividem as atividades com um familiar ou estão sendo preparadas para assumir essas funções.

Os dados são de uma pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (Abmra, São Paulo/SP) e antecedem o Censo Agropecuário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que deve ficar pronto este ano. O levantamento foi feito ao longo de 2017, com 2.090 agricultores e 717 pecuaristas de 15 Estados.

Coordenador da pesquisa da Abmra, Ricardo Nicodemos, lembra que as mulheres também estão se preparando mais para assumir as funções. Uma em cada quatro mulheres tem formação superior. Entre os homens, um em cada cinco. “Essa nova dinâmica do agronegócio faz com que as mulheres ganhem destaque. Embora os homens sejam a maioria dos entrevistados, para 81% dos agricultores e pecuaristas, a participação delas é vital ou muito importante”, diz Nicodemos.

Fonte: Gazeta do Povo e Estadão Conteúdo, adaptado pela equipe feed&food