Banner Outubro Rosa-01-01 banner-_nobre-02-01 destaque 3

Sicoob São Miguel comemora 28 anos consolidado e com visão estratégica para o futuro

Publicado em: 11/08/2017

A cooperativa de crédito Sicoob São Miguel, de São Miguel do Oeste, comemorou 28 anos de fundação com presença marcante nos municípios onde atua. A biografia de sucesso do Sicoob São Miguel integra-se à evolução histórica da economia da região do Extremo-Oeste catarinense.

A cooperativa foi fundada em 25 de julho de 1989, período em que o cenário econômico brasileiro enfrentava uma difícil crise. Um pouco antes, no dia 9 de dezembro de 1987, surgiu a Cocecrer, hoje Sicoob SC/RS, Central que integra o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil e do qual faz parte também o Sicoob São Miguel.

Estimulados pelo exemplo de sucesso do cooperativismo no município vizinho de Itapiranga, um grupo de 34 agricultores, todos associados na cooperativa de produção Cooper São Miguel, assumiu o desafio de formar uma cooperativa de crédito em São Miguel do Oeste. A primeira área de atuação abrangia os municípios de São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Palma Sola, Anchieta e Romelândia.

Hoje, 28 anos depois, a cooperativa conquistou seu espaço nos municípios catarinenses de São Miguel do Oeste, Anchieta, Apiúna, São José do Cedro, Ascurra, Bandeirante, Barra Bonita, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Indaial, Joinville/Boa Vista, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Romelândia, e nos municípios paranaenses de Bom Jesus do Sul Dionísio Cerqueira-SC/Barracão-PR, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis e Salgado Filho.

Há 24 anos na presidência da maior cooperativa de crédito da região, Edemar Fronchetti, destaca que ao longo dessas duas décadas diversos percalços tiveram que ser superados, como conquistar a credibilidade e a penetração no mercado.  “Saímos do atendimento exclusivo do setor agrícola para atender a todos os segmentos econômicos. Não é que só estejamos fazendo o melhor agora, sempre fizemos bem, mas na época éramos reconhecidos somente perante uma categoria de trabalhadores”, comparou. Mas, embora os números tenham avançado, o presidente defende que o grande diferencial da cooperativa de crédito sempre será o atendimento. “É preciso sempre inovar, acompanhar as tendências de mercado e, sobretudo, aprimorar o atendimento ao associado”, afirmou.

Hoje, a pequena cooperativa de crédito, sonho de 34 visionários agricultores, cresceu, expandiu fronteiras, conquistou seu espaço e já ultrapassa 65 mil associados. No decorrer desses 28 anos, a cooperativa mudou vidas e conquistou a confiança da sociedade.

Diferente de outras épocas, quando a luta por uma identidade própria era um desafio constante, hoje o Sicoob São Miguel é reconhecido pela trajetória de sucesso traçada desde então. Porém, Fronchetti enaltece que é preciso evoluir ainda mais. “Para os próximos anos, o objetivo é perenizar a cooperativa. Investir em programas para que a cooperativa se mantenha sempre forte, inovadora, além de expandir para novas áreas de atuação, criar produtos, contar com a intercooperação e com parceiros”, destacou.

Para garantir o crescimento ordenado e equilibrado, o presidente destaca que o trabalho de toda a direção e funcionários é fundamental. É por isso que a cooperativa investe em constantes treinamentos e capacitações. “Não chegamos até aqui sozinhos. Estamos sempre investindo em treinamento e qualificação dos profissionais. Não há pessoa que não goste de ser chamada pelo nome e ser tratada de maneira atenciosa e prestativa, e este precisa ser o nosso diferencial, sempre”, finalizou.

Fonte: Sicoob São Miguel – Assessoria de Comunicação