Resenha do Cooperativismo e Agronegócio-01-01-01-01 banner-_nobre-02-01 destaque

SENAR/SC capacita gratuitamente 4.300 produtores rurais

Publicado em: 07/12/2017

Para qualificar produtores, trabalhadores e empreendedores rurais nas mais diversas áreas da agropecuária, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promove mensalmente cursos gratuitos. Neste mês de dezembro, serão ofertados 269 treinamentos nas mais diferentes cadeias produtivas, beneficiando cerca de 4.300 profissionais do meio rural.

O objetivo, de acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo, é aprimorar a gestão das propriedades rurais garantindo o nível de excelência. “Com a qualificação, consequentemente aumentam as chances de elevar a rentabilidade dos produtores”, complementa.

Para participar, os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização.

Para a Região Norte nesta semana já teve cursos de criação de bezerras e novilhas em Mafra, educação ambiental em Major Vieira e aumento da produtividade do mel em Araquari. O município de Itaiópolis recebeu treinamento de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. Nos dias 11 e 12 a qualificação em manejo de gado leiteiro será promovida em Papanduva. A capacitação em instalação e manutenção de redes elétricas ocorrerá em Monte Castelo nos dias 13 e 14.

No Vale do Itajaí teve treinamento de meliponicultura em Massaranduba e o município de Guaramirim teve capacitação em beneficiamento e conservação de pescado. Nos próximos dias 11 e 12 os municípios de Agrolândia e Imbuía recebem, respectivamente, as qualificações em processamento de carne suína e jardineiro. O curso de cultivo de plantas medicinais será desenvolvido em Braço do Trombudo nos dias 12 e 13. A capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias está programada para os dias 13 e 14 em Ituporanga.

Na Região Sul já teve nessa semana a qualificação em rédeas no município de Braço do Norte e em Maracaja teve o curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos. Qualificação em turismo rural – planejamento e implantação de negócios aconteceu em Palhoça. Nos dias 11 e 12 acontecerá treinamento em processamento de carne de frango em Pescaria Brava. O município de Laguna terá nos dias 13 e 14 a qualificação em meliponicultura. No período de 13 a 15 ocorrerá em Imbituba o curso de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural.

Na Serra Catarinense aconteceu nesta semana a capacitação em controle agroecológico de pragas e doenças em Otacílio Costa e em São José do Cerrito e Urubici tiveram, respectivamente, os cursos de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores e bordado com patchcolagem. O município de Celso Ramos recebe até hoje (07) a qualificação de artesanato em tear com lã de ovelha. Em Palmeira teve o curso de conservação do solo. Ontem (06) e hoje (07) está sendo realizado em Palmeira o curso de conservação do solo. O treinamento em artesanato de costura em tecidos será desenvolvido em Ponte Alta no período de 12 a 15.

Na região do Meio Oeste foi realizado o curso de rédeas em Joaçaba e respectivamente, nos municípios de Brunópolis e Irani as capacitações em manejo de colmeia e tratamento de madeira. O treinamento de empreendedorismo rural acontece hoje (07) e amanhã (08) no município de Caçador. Erval Velho terá nos dias 11 e 12 a qualificação em casqueamento e ferrageamento de equídeos. Nos dias 12 e 13 o curso de aproveitamento integral de alimentos ocorrerá em Lebon Régis.

Entre os treinamentos para o Oeste aconteceu nessa semana o curso de inclusão digital rural (informática básica) em Seara. Iniciou dia 06 e vai até o dia 08 em Entre Rios o curso de produção caseira de pães e biscoitos. A capacitação em reflorestamento iniciou hoje (07) e vai até amanhã (08) em Abelardo Luz. O município de Ipuaçu terá no período de 07 a 12 a qualificação de artesanato em tear com lã de ovelha. No dia 12 o curso de fluxo de caixa da atividade rural será realizado em Irani. Nos dias 18 e 19 a qualificação em criação de bezerras e novilhas ocorrerá em Quilombo.

Na região do Extremo Oeste aconteceu a capacitação em fluxo de caixa na atividade rural em Itapiranga. Iniciou ontem (06) e continua hoje (07) o curso de derivados de leite em Campo Êre. Os municípios de São Bernardino e Galvão terão, respectivamente, entre os dias 11 e 12 os treinamentos em operação e manutenção de roçadeira e implantação e manejo de pastagens. A capacitação em produção caseira de massas para congelamento será realizada em Jupiá nos dias 13 e 14. Encerrando os treinamentos do mês ocorrerá em Pinhalzinho o de confeitaria nos dias 14 e 15.

Fonte: MB Comunicação